Evolução da co-citação – estrutura intelectual da pesquisa em estratégia: uma extensão do trabalho do Ramos Rodriguez e Ruiz-Navarro (2004)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v19i1.16533

Palabras clave:

Estratégia, Strategic management journal, Bibliométrico.

Resumen

Objetivo do estudo: Este estudo tem como objetivo analisar a evolução da disciplina Estratégia, no periódico acadêmico Strategic Management Journal, no período de 2007-2018, ou seja, um período de 12 anos de publicações no campo.

Metodologia/abordagem: Por meio de um estudo bibliométrico de cocitação, analisamos dois períodos: entre 2007 e 2012 e entre 2013 e 2018. Utilizamos como proxy o “Strategic Management Journal”, na base de dados Web of Science, esta pesquisa gerou uma amostra de 1100 artigos. A amostra foi analisada no Bibexcel e submetida à análise fatorial no SPSS para identificação dos fatores. Para apresentação das redes, utilizou-se o software Ucinet.

Originalidade/Relevância: Os estudos sobre estratégia são foco de pesquisadores que desejam identificar como o campo teórico se comporta. Identificar como a estrutura intelectual da pesquisa em estratégia é relevante frente às novas publicações, e com maior preocupação após a obra de Ramos-Rodrigues e Ruiz-Navarro (2004). A multidisciplinaridade da matéria foi encontrada em estudos anteriores, com evidências da disciplina em novos campos de estudo, como nas teorias comportamentais em estratégia (Fernandes Pinto, Guerrazzi, Serra & Kniess, 2016; Ferreira, Fernandes & Ratten, 2016).  Frente a este cenário, buscou-se efetuar uma nova pesquisa, em períodos diferentes e sucessores, que permitissem validar ou evidenciar novas reflexões e perspectivas da estratégia em novos campos de estudos. De fato, confirmamos, com os resultados encontrados, a emergência de teorias comportamentais.

Principais resultados: Identificaram-se quatro fatores, no período entre 2007 e 2012, com 36 artigos, e dois fatores no período ente 2013 e 2018, com 30 artigos. Os resultados permitiram observar que Resource-based Theory (RBT) ainda é uma das teorias mais evidenciadas, no primeiro período, fato confirmado por estudos anteriores. No segundo período, ocorreu o movimento mais evidente em teorias comportamentais, com obras no campo da aprendizagem, conhecimento e inovação (Fernandes Pinto, Guerrazzi, Serra & Kniess, 2016; Ferreira, Fernandes & Ratten, 2016). 

Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo permite a pesquisadores analisarem metodologicamente como um estudo bibliométrico de cocitação pode ser feito. Inclui-se, nesse processo, como se analisar fatores e efetuar comparações em dois períodos de publicações. Para a teoria, os resultados mostram o desenvolvimento do campo teórico da disciplina Estratégia, com evoluções desde a obra de Ramos-Rodrigues e Ruiz-Navarro (2004). Esta é uma contribuição que expande a multidisciplinaridade da disciplina e novas relações existentes. Confirmamos as evidências de estudos bibliométricos anteriores que relataram o crescimento de teorias comportamentais em estratégia, como aprendizagem, conhecimento e inovação (Serra, Ferreira, Almeida & Vanz, 2012; Fernandes Pinto, Guerrazzi, Serra & Kniess, 2016).

Contribuições sociais/para a gestão: O surgimento de novos estudos em estratégia comportamental é a contribuição mais relevante. Os gestores podem tomar decisões em seus negócios observando mais a linha comportamental. A tomada de decisão poderá ocorrer em questões mais amplas e organizacionais, ou em pontos estratégicos que envolvam análises comportamentais, em recursos estratégicos específicos (Ocasio, 1997).

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Biografía del autor/a

Simone Silva Vicente, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Administração pela Uninove. Mestre em Administração pela Uninove (Capes 5). Pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (Universidade Federal Fluminense-UFF). Professor assistente de coordenação desde 2013. Professor de ensino superior nas áreas de comércio exterior e logística, desde 2005. Professor de ensino à distância-EAD, desde 2008. Contexto de disciplinas correlatas aos cursos de comércio exterior e logística. Elaboradora de questões do INEP (ENADE). Avaliador do MEC.Dedicação total no ensino superior e pesquisa científica na linha de estratégia. Desenvolvimento de projetos para uma área acadêmica com o objetivo de explorar e desenvolver atividades que complementam o ensino aos alunos como iniciação científica;feiras; palestras e atividades extracurriculares atreladas ao processo interdisciplinar do aprendizado. Como profissional de mercado na experiência é na área comercial comercial, organização e gerenciamento de departamento de vendas, gestão de negócios internacionais, elaboração de projetos logísticos de distribuição internacional para organizações e auditorias internas de verificação de procedimentos de qualidade ISO.

Diego Nogueira Rafael, Universidade Nove de Julho

Mestre em administração (2016) pela Universidade Nove de Julho (MPA-GSS/UNINOVE), administrador pelo Centro Universitário FECAP (2010), atualmente é aluno regular com dedicação exclusiva ao Doutorado no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (PPGA/UNINOVE), seus interesses de pesquisa estão concentrados no comportamento do consumidor com destaque para a depleção do ego, consumo indulgente e desejabilidade social. Revisor da Revista Brasileira de Marketing (REMark) e editor do Boletim PPGA Uninove, publicado bimestralmente.

Nairana Radtke Caneppele Bussler, Universidade Nove de Julho

Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2017), especialista em Coaching e Gerenciamento de Pessoas (UNIJUÍ/2016), graduada em Administração (UNIJUÍ/2014). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa em Estratégia Comportamental, em Competitividade e Clusters e em Estratégia e Projetos em Instituições de Ensino. Possui experiência na área de administração, atuou por sete anos na área financeira e atualmente é professora de ensino superior e pós-graduação. Recebeu o prêmio de Excelência, incentivo à excelência na formação do profissional de Administração, categoria prata, menção honrosa por ter se destacado nas dimensões ensino, pesquisa e extensão pela UNIJUÍ no ano de 2015.

José Joaquim Filho, Universidade Nove de Julho

Doutorando em Administração com Ênfase em Inovação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Mestre de Administração com Ênfase em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE e Université Grenoble Alpes. Possui Especialização em Gestão Ambiental e Sustentabildiade pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Cursou o Executive MBA pela Business School São Paulo e Instituto Rotmann de Toronto - Canadá. Possui graduação em Tecnologia Mecânica - Processos de Produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Manufatura Enxuta, Treinamento, Higiene & Segurança e Sustentabilidade.

Rodrigo Lopes Nabarreto, Universidade Nove de Julho

Possui graduação em Direito (UNICAPITAL) e graduação em Administração (UNIFAI). Graduando em Gestão de Políticas Públicas (USP). Pós-graduado em Direito Empresarial (FMU), Direito do Trabalho (UNICID) e Constitucional (LFG). MBA em Administração Pública (UNIDERP-Anhanguera). Mestre em Direito pela Uninove/SP. Doutorando em Administração pela Uninove/SP. Atualmente trabalha na Assessoria Jurídico-Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, é Tutor da Escola Judicial do TRT/SP, Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Curador de conteúdo para ensino à distância da Universidade São Francisco - USF.

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Publicado

2020-05-22

Cómo citar

Vicente, S. S., Rafael, D. N., Bussler, N. R. C., Filho, J. J., & Nabarreto, R. L. (2020). Evolução da co-citação – estrutura intelectual da pesquisa em estratégia: uma extensão do trabalho do Ramos Rodriguez e Ruiz-Navarro (2004). Revista Ibero-Americana De Estratégia, 19(1), 33–63. https://doi.org/10.5585/riae.v19i1.16533

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