Efeitos do Sistema de Inovação no Desempenho Exportador dos Municípios de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5585/riae.v17i3.2572Palavras-chave:
Exportação. Inovação. Minas Gerais. Modelos em Painel. Efeito Aleatório.Resumo
Objetivo do estudo: Analisar como variáveis que compõe um sistema de inovação (SI) regional influenciam no desempenho exportador dos municípios de Minas Gerais, 2005 a 2011.
Metodologia/abordagem: As variáveis propostas foram analisadas pelo modelo de painel, efeito aleatório. Esses modelos proporcionam maior controle sobre a heterogeneidade dos indivíduos, melhor inferência dos parâmetros estimados, facilidade em desvendar relações dinâmicas entre variáveis, utilização de mais observações, aumentando os graus de liberdade, reduzindo a multicolinearidade entre as variáveis explicativas. Como complemento foi realizado o efeito moderador entre as variáveis socioeconômicas e variáveis constituintes do SI.
Originalidade/Relevância: Segundo Negri e Freitas (2004), apesar das diversas evidências sobre os determinantes das exportações brasileiras, existe uma lacuna a ser preenchida quando o tema é inovação e sua relação com o desempenho exportador brasileiro. Portanto, esta pesquisa contribui para a sociedade, governo, universidades, no sentido de estimular parcerias para o desenvolvimento regional.
Principais resultados: Foram estudados 224 municípios, e, verificado que as variáveis renda mundial e taxa de câmbio confirmaram-se significativas, conforme a teoria exportadora, as variáveis socioeconômicas do IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal) e gasto com infraestrutura. As variáveis inovativas grau de ocupação em serviços e presença de universidades e/ou institutos federais também foram significativas.
Contribuições teóricas/metodológicas: É possível inferir que, quando um município possui bom grau de ocupação em serviços associado a bom IFDM, a probabilidade de o desempenho exportador aumentar é maior. Portanto, os resultados encontrados no trabalho contribuem para melhor compreensão sobre a relação entre o SI e o desempenho exportador dos municípios mineiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Larissa Carla Siqueira, Cristina Lelis Leal Calegário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 202
- PDF 226