A Teoria do Crescimento da Firma e Seus 60 Anos: De onde Viemos e para onde Vamos
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i3.2675Palavras-chave:
Penrose. Teoria do Crescimento da Firma. RBV.Resumo
Objetivo: Trazer uma retrospectiva da obra de Penrose, prestes a completar 60 anos, sintetizando tendências e a existência de oportunidades para futuras pesquisas em relação ao tema.
Metodologia /Abordagem: A partir de revisões que foram publicadas nos últimos anos, em periódicos internacionais de alto impacto, foi desenvolvida uma nova revisão sobre a Teoria do Crescimento da Firma.
Originalidade e Relevância: A originalidade se dá pela inexistência, no Brasil, de um trabalho semelhante. É relevante pois o livro "A Teoria do Crescimento da Firma" é uma obra que vem influenciando o desenvolvimento teórico e gerencial desde seu lançamento. Prestes a completar 60 anos, os assuntos abordados no livro e a maneira como eles são tratados, ainda despertam o interesse de estudiosos, servindo como referência para o desenvolvimento teórico das escolas de negócios.
Resultados: Concluiu-se que há necessidade de novas pesquisas a respeito dos diferentes modos de crescimento das empresas e também em relação a outras formas de medir este crescimento. A tendência é não usar uma interpretação estrita das características dos recursos sob a perspectiva da Resources Based View (RBV), sendo necessário compreender melhor, como as empresas podem crescer em um mercado global, inseridas em um ambiente cada vez mais competitivo.
Contribuições: Contribui para o debate acadêmico, sintetizando de onde viemos a partir do trabalho original de Penrose e consolidando as linhas de pesquisa nas quais essa teoria ainda pode influenciar. Isso implica no conhecimento de novas realidades corporativas e no uso de diferentes modelos de crescimento. Da mesma forma, um uso mais versátil de recursos deve ser considerado em uma realidade de interação entre pequenas e grandes empresas, alavancando o crescimento do ecossistema de negóciosDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Arnaldo Di Petta, Luciana Orozco de Gouveia, Andrea Luísa Bozzo, Marcelo Neves Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 788
- PDF 244