Observação Participante e Não Participante: Contextualização Teórica e Sugestão de Roteiro para Aplicação dos Métodos
DOI:
https://doi.org/10.5585/riae.v17i4.2717Palavras-chave:
Estratégia como Prática. Observação Participante. Observação Não Participante. Roteiro.Resumo
Objetivo do estudo: Fornecer explicações sobre os métodos, sugerir um roteiro, não exaustivo, e exemplos de utilização dos métodos na etapa de coleta de dados para estimular a utilização dos métodos.
Metodologia/abordagem: Revisão teórica sobre os métodos; Proposta de roteiro de procedimentos para etapa de coleta de dados; Exemplos empíricos de aplicação do método.
Principais resultados: Localização contextual e longitudinal sobre a evolução do método e o emprego da TI na observação não participante; caracterização dos tipos de pesquisadores; detalhamento didático por meio de roteiro (passo a passo) para utilização dos métodos; exemplos empíricos para facilitar a compreensão de utilização dos métodos;
Contribuições teóricas/metodológicas: A principal contribuição foi a proposição de um roteiro (passo a passo) para orientar e estimular os pesquisadores a utilizarem os métodos; A contribuição teórica deita-se sobre a distinção do método de observação participante sobre o pressuposto da etnografia, além da caracterização do método de observação não participante com auxilio da TI. Também, contribuímos tipificando e apontando competências esperadas dos pesquisadores no papel de observadores.
Relevância/originalidade: Proporcionar um roteiro didático, técnico e detalhado aos pesquisadores da área de Estratégia como Prática e/ou Estudo Organizacionais de aplicação de um método que ainda é pouco utilizado, mas que é central nas perspectivas futuras de análises qualitativas da área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Marcio Luiz Marietto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 2943
- PDF 3431