Um Modelo Conceitual para a Caracterização da Orientação Empreendedora em Contexto Social

Autores

  • Viviane Celina Carmona Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Cristina Dai Prá Martens Uninove
  • Henrique Mello Rodrigues Freitas Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2627

Palavras-chave:

Orientação Empreendedora. Negócios Sociais. Antecedentes da OE. Resultados da OE.

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo do presente artigo é propor um modelo conceitual para caracterizar a Orientação Empreendedora (OE), seus Antecedentes e Resultados em Negócios Sociais.
Metodologia/abordagem: É um estudo bibliográfico de caráter descritivo e exploratório.
Originalidade/Relevância: Atualmente existem poucos modelos para a caracterização da OE em contextos específicos, a exemplo do social. Este artigo buscou preencher essa lacuna com a proposição de modelo conceitual de OE aplicado a negócios sociais.
Principais resultados: O artigo apresenta a proposição de um modelo estruturado em três pilares: os Antecedentes da OE e suas quatro categorias; a OE composta por seis dimensões, sendo elas inovatividade, proatividade, autonomia, assunção de riscos, agressividade competitiva e redes, e suas 22 categorias; os Resultados da OE com quatro categorias.
Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa contribui com os estudos sobre OE, empreendedorismo e negócios sociais, com a proposição do modelo conceitual, consolidado da literatura, aplicado aos negócios sociais, contemplando uma nova dimensão da OE – redes – e uma nova categoria aos resultados da OE – sustentabilidade financeira. Tal modelo pode ser útil para desenvolvimento de estudos empíricos em negócios sociais, bem como pode dar indícios sobre o desenvolvimento da OE nesse contexto.
Contribuições sociais / para a gestão: O modelo pode ser usado por empreendedores e gestores de negócios sociais para a análise do empreendedorismo nessas organizações, e com isso dar indícios sobre potenciais direcionamentos para melhor desenvolvimento do comportamento empreendedor no nível organizacional. Isso pode contribuir com a gestão empreendedora e o desempenho organizacional de negócios sociais.

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Publicado

04.10.2018

Como Citar

Carmona, V. C., Martens, C. D. P., & Freitas, H. M. R. (2018). Um Modelo Conceitual para a Caracterização da Orientação Empreendedora em Contexto Social. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(4), 55–70. https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i4.2627

Edição

Seção

Artigos
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