Inteligência Competitiva como Suporte à Estratégia Empresarial em Micro e Pequenas Empresas: Um Estudo na Aerotrópole de Belo Horizonte

Autores

  • Frederico Cesar Mafra Pereira Professor permanente do Mestrado Profissional em Administração da FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo)
  • Ester Eliane Jeunon Professora do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (FPL/MG), e professora da PUCMinas
  • Regiane Santos Barbosa Professora da Fundação Pedro Leopoldo (FPL/MG)
  • Leonora da Cunha Duarte

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i1.2511

Palavras-chave:

Micro e Pequenas Empresas, Inteligência Competitiva, Estratégia Empresarial, Competitividade, Aerotrópole de Belo Horizonte.

Resumo

O contexto competitivo em que se insere uma empresa pode tornar-se ainda mais impactante quando há fatores ambientais que trazem grandes mudanças ao cenário. A implementação de uma Aerotrópole, que é uma estrutura urbana que tem como centro o aeroporto e, ao redor, atividades relacionadas a ele, demanda um posicionamento empreendedor e inovador das empresas, independentemente do seu porte. Com base em tal afirmativa, o foco deste artigo foi analisar como se configura a Inteligência Competitiva nas MPE da Aerotrópole de Belo Horizonte com vistas à elaboração de suas Estratégias Empresariais. Para alcançar o objetivo do estudo, foi realizada pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, via triangulação de fontes de coleta e análise de dados. Informalidade na implementação da Inteligência Competitiva e inabilidade na visualização de possibilidades de crescimento foram as características mais marcantes nos resultados obtidos. Há uma relevante oportunidade de melhoria nos processos de gestão das empresas pesquisadas, mostrando a importância da pesquisa realizada para o desenvolvimento econômico da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Cesar Mafra Pereira, Professor permanente do Mestrado Profissional em Administração da FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo)

Doutor e Mestre em Ciência da Informação (ECI-UFMG), Bacharel em Economia (FACE-UFMG), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (CEPEAD-UFMG). Atuo como professor permanente do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo (FPL-MG), e como professor convidado em cursos de MBA, Especialização, Programas Executivos e Mentorias na Fundação Dom Cabral (FDC), IBMEC-MG e IEC PUCMinas.

Regiane Santos Barbosa, Professora da Fundação Pedro Leopoldo (FPL/MG)

Mestre em Administração pela FPL/MG

Leonora da Cunha Duarte

Mestranda em Administração pela FPL/MG

Downloads

Publicado

07.11.2018

Como Citar

Mafra Pereira, F. C., Jeunon, E. E., Barbosa, R. S., & Duarte, L. da C. (2018). Inteligência Competitiva como Suporte à Estratégia Empresarial em Micro e Pequenas Empresas: Um Estudo na Aerotrópole de Belo Horizonte. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 17(1), 93–111. https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i1.2511

Edição

Seção

Artigos