Marketing, Propaganda e Publicidade - um estudo dos termos no Brasil

Autores

  • Miguel Arantes Normanha Filho

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v2i1.24

Palavras-chave:

marketing, escopo do marketing, ciências do marketing, propaganda, publicidade.

Resumo

Este estudo contribui para a verificação empírica das diversas interpretações e aplicabilidades dadas aos pares de termos marketing e propaganda, propaganda e publicidade, em especial pela forma e uso como se fossem sinônimos, num contexto de negócios que pode acarretar prejuízos às empresas. O estudo parte da observação de que utilizar marketing e propaganda como sinônimos não é uma questão semântica, mas conceitual, em que a aplicação de uma ferramenta [propaganda] específica, em detrimento de uma filosofia do negócio [marketing], leva empresários [decisores] a equívocos estratégicos, que influenciam e comprometem o capital de giro e, conseqüentemente, a saúde econômico-financeira da empresa.

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Publicado

11.12.2007

Como Citar

Filho, M. A. N. (2007). Marketing, Propaganda e Publicidade - um estudo dos termos no Brasil. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 2(1), 33–42. https://doi.org/10.5585/ijsm.v2i1.24

Edição

Seção

Artigos