Igreja Universal do Reino de Deus e marketing religioso

Autores

  • Ubirajara Morais
  • Larissa Zeggio Perez Figueiredo
  • Egydio Barbosa Zanotta

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v3i1.51

Palavras-chave:

Igreja Universal. Marketing de serviços. Religião.

Resumo

Estudos têm apontado que o decaimento da Igreja Católica, por manter uma po­lítica estagnada que não possui um movimento de reconquista e manutenção de seus adeptos e pelo descaso quanto à situação financeira desses adeptos, pode ter influenciado o surgimento de novas instituições religiosas. O questionamento dos motivos para o crescimento tão elevado do número de evangélicos e, em especial, dos adeptos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) continua ainda pouco es­tudado. Estariam os dirigentes dessa ordem utilizando ferramentas do marketing convencional para sua expansão? E quais seriam essas ferramentas? O objetivo do presente artigo é, a partir do estudo das características operacionais da IURD e das ferramentas mercadológicas por ela utilizadas, propor uma metodologia de avaliação do perfil de ingresso e permanência dos adeptos. Para tanto, estudou-se a bibliografia nacional sobre os temas, coletaram-se dados de ingressantes na IURD e realizaram-se oito visitas a suas igrejas.

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Publicado

12.12.2007

Como Citar

Morais, U., Figueiredo, L. Z. P., & Zanotta, E. B. (2007). Igreja Universal do Reino de Deus e marketing religioso. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 3(1), 53–62. https://doi.org/10.5585/ijsm.v3i1.51

Edição

Seção

Artigos