Igreja Universal do Reino de Deus e marketing religioso
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v3i1.51Palavras-chave:
Igreja Universal. Marketing de serviços. Religião.Resumo
Estudos têm apontado que o decaimento da Igreja Católica, por manter uma política estagnada que não possui um movimento de reconquista e manutenção de seus adeptos e pelo descaso quanto à situação financeira desses adeptos, pode ter influenciado o surgimento de novas instituições religiosas. O questionamento dos motivos para o crescimento tão elevado do número de evangélicos e, em especial, dos adeptos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) continua ainda pouco estudado. Estariam os dirigentes dessa ordem utilizando ferramentas do marketing convencional para sua expansão? E quais seriam essas ferramentas? O objetivo do presente artigo é, a partir do estudo das características operacionais da IURD e das ferramentas mercadológicas por ela utilizadas, propor uma metodologia de avaliação do perfil de ingresso e permanência dos adeptos. Para tanto, estudou-se a bibliografia nacional sobre os temas, coletaram-se dados de ingressantes na IURD e realizaram-se oito visitas a suas igrejas.Downloads
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