O voluntariado nas ações de responsabilidade social: um estudo de caso da TRW Automotive

Autores

  • Elisabete Stradiotto Siqueira UNIPLAC, Santa Catarina
  • Valéria Rueda Elias Spers
  • Claudio Antônio Pinheiro Machado
  • Antonio Carlos Giuliani

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i1.99

Palavras-chave:

Responsabilidade social. Subjetividade. Voluntariado.

Resumo

Este texto trata de um estudo de caso da empresa TRW Automotive e analisa uma de suas ações de responsabilidade social desenvolvida em parceria com a organização não-governamental (ONG) Mais Vida. A exposição dos dados procura explicitar, do ponto de vista valorativo, a complexidade da ação voluntária e como sua relação com uma organização pode trazer mudanças de posturas que interferem na dimensão organizacional. Cabe enfatizar que os resultados de uma ação voluntária, no contexto de um projeto de responsabilidade social, não podem ser avaliados considerando apenas os aspectos tangíveis, mas que a dimensão simbólica assume um papel fundamental a ser analisado. Nas considerações finais, esboçam-se algumas indagações sobre a temática, chamando a atenção para seu caráter inacabado e para sua potencialidade em constituir um espaço de aprendizado da tolerância e da alteridade.

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Publicado

27.12.2007

Como Citar

Siqueira, E. S., Spers, V. R. E., Machado, C. A. P., & Giuliani, A. C. (2007). O voluntariado nas ações de responsabilidade social: um estudo de caso da TRW Automotive. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 5(1), 87–95. https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i1.99

Edição

Seção

Artigos