Fatores que influenciam as estratégias empresariais de investimento externo direto em países emergentes.

Autores

  • Cláudia Wirz Leite Sá
  • Janann Joslin Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i1.1222

Palavras-chave:

Estratégia empresarial internacional. Investimento externo direto. Países em desenvolvimento.

Resumo

O objetivo geral deste estudo é propor um modelo de análise de fatores que influenciam as estratégias empresariais de investimento externo direto (IED) em mercados emergentes. Para isso, este trabalho foi realizado em duas partes: identificação dos fatores considerados relevantes pela revisão da literatura de IED, nas economias emergentes, e proposição de modelo de análise. O modelo desenvolvido inclui fatores externos (mecanismos propulsores) e internos (mecanismos de alavancagem). Os externos se subdividem em duas dimensões: macroambiental (vantagens de localização) e microambiental (vantagens de internalização). Os fatores internos refletem as características das próprias empresas investidoras (vantagens de propriedade). O modelo criado é aplicável em indústrias e segmentos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.09.2008

Como Citar

Leite Sá, C. W., & Medeiros, J. J. (2008). Fatores que influenciam as estratégias empresariais de investimento externo direto em países emergentes. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 6(1), 45–54. https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i1.1222

Edição

Seção

Artigos