A lealdade e a educação superior: ferramenta estratégica para a retenção de clientes

Autores

  • Fabio Bergamo
  • Osvaldo Elias Farah
  • Antônio Carlos Giuliani

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i1.1223

Palavras-chave:

Instituição de Ensino Superior. Lealdade. Marketing educacional. Retenção.

Resumo

Com a expansão do ensino superior no Brasil, o fenômeno da evasão nas Instituições de Ensino Superior (IESs) tem alcançado alto nível de preocupação entre os gestores. O estudo apresenta as bases teóricas do elemento lealdade, com destaque no âmbito empresarial para manutenção do relacionamento com os clientes, aplicando-o ao ambiente do ensino superior. As características da lealdade do estudante com a IES são apresentadas e definidas, levando a implicações gerenciais que podem ser refletidas nas universidades e faculdades que desejam aumentar os índices de retenção de seus alunos.

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Publicado

01.09.2008

Como Citar

Bergamo, F., Farah, O. E., & Giuliani, A. C. (2008). A lealdade e a educação superior: ferramenta estratégica para a retenção de clientes. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 6(1), 55–62. https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i1.1223

Edição

Seção

Artigos