Análise da relação entre inteligência emocional e o clima organizacional: um estudo de caso em uma multinacional do setor automobilístico

Autores

  • Daniel Ramos Deschauer

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i1.1225

Palavras-chave:

Clima organizacional. Inteligência emocional. Liderança.

Resumo

Nas últimas décadas, o ambiente empresarial, em decorrência dos efeitos da globalização, passou a nortear-se pela busca incessante de competitividade, como condição tanto para crescer quanto para sobreviver. Em razão dessa nova realidade, as empresas tiveram de rever sua estrutura, encontrar novos caminhos e implantar mudanças econômicas. Os gerentes foram obrigados a assumir uma postura de maior responsabilidade e comprometimento com a organização. Enfim, tiveram de ajustar seu perfil e rever suas habilidades e competências, pois elas influem no clima organizacional percebido pelos funcionários. Assim, o objetivo, neste trabalho, é identificar o grau de influência do QE de gestores no clima organizacional. Ressalta-se, ainda, a necessidade de haver programas focados no desenvolvimento das habilidades emocionais dos gestores para a melhora no clima organizacional das empresas, o que, conseqüentemente, ajudará na manutenção do capital intelectual da organização.

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Publicado

01.09.2008

Como Citar

Deschauer, D. R. (2008). Análise da relação entre inteligência emocional e o clima organizacional: um estudo de caso em uma multinacional do setor automobilístico. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 6(1), 71–80. https://doi.org/10.5585/ijsm.v6i1.1225

Edição

Seção

Artigos