A influência da tipologia estratégica de Miles e Snow no grau de orientação para o mercado em instituições de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v7i2.1336Palavras-chave:
Escolas. Estratégia. Orientação para o mercado. Tipologia de Miles e Snow.Resumo
Neste trabalho, investiga-se a influência de uma tipologia estratégica no desempenho de escolas de Ensino Fundamental e Médio no Estado do Paraná, levando em consideração o respectivo grau de orientação de cada uma para o mercado. O modelo foi elaborado tendo como base dois conceitos: a tipologia estratégica de Miles e Snow (1978) e a orientação para o mercado, de Kohli, Jaworski e Kumar (1993). Para realizar este estudo foi feito um levantamento de corte transversal (survey cross-sectional). A coleta de dados foi realizada por meio de questionário enviado à direção de todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio associadas ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR), totalizando 699 organizações. Foram considerados válidos para a pesquisa 153 casos. Para a análise dos dados utilizou-se o Teste H de Kruskal-Wallis e, com o software estatístico Minitab versão 15. Verificou-se que a tipologia estratégica é um fator que influencia as variáveis de orientação para o mercado nas empresas do setor analisado.Downloads
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Publicado
26.05.2009
Como Citar
Martins, T. S., Cruz, J. A. W., Kato, H. T., Reis, J. A., & El-Kouba, A. (2009). A influência da tipologia estratégica de Miles e Snow no grau de orientação para o mercado em instituições de Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 7(2), 125–138. https://doi.org/10.5585/ijsm.v7i2.1336
Edição
Seção
Artigos