Globalização e estratégias para o sector vitivinícola brasileiro; o polo emergente do Vale do São Francisco

Autores

  • Pedro Jorge Pereira Ramalho Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
  • António João Coelho de Sousa Director do Departamento de Gestão da Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i1.1623

Palavras-chave:

Estratégia, Competitividade, Vinhos, Vale do São Francisco, Brasil.

Resumo

O sector vitivinícola mundial está a passar por um estado de transição. Experimenta uma ruptura crescente das fronteiras nacionais e consequente adesão a uma transnacionalidade económica, estratégica e política (globalização). Excedentário, o sector reconfigura-se. O presente artigo, sendo decorrente de um trabalho de investigação que conduziu à elaboração de uma dissertação de mestrado, debruça-se sobre essa reconfiguração. Tem como objectivos específicos: (i) reflectir sobre a competitividade empresarial vitivinícola brasileira e local (Vale do São Francisco) num contexto de mercado global, centrando a análise na identificação e discussão das adaptações que estão a ser implementadas; (ii) propor linhas adicionais de acção estratégica; (iii) perspectivar as suas possibilidades de sucesso no novo contexto competitivo globalizado. A investigação foi centrada no método de estudo de caso múltiplo comparativo. Os resultados relevam a existência de um significativo potencial estratégico-competitivo capaz de se traduzir (caso sejam criadas as condições adequadas – estruturas empresariais e aspectos de gestão operacional) no estabelecimento de uma “concentração geográfica competitiva”, na linha das referidas “bases domésticas” de Michael Porter para a competitividade.

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Biografia do Autor

Pedro Jorge Pereira Ramalho, Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina

Mestrando em Gestão de Empresas Universidade Pública de Évora, UÉVORA, Portugal

António João Coelho de Sousa, Director do Departamento de Gestão da Universidade de Évora

Doutor em Gestão (Universidade de Évora – Portugal), Área de Interesse: Estratégia Empresarial; Sector Vitivinícola; Pequenas e Médias Empresas

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Publicado

18.09.2009

Como Citar

Ramalho, P. J. P., & de Sousa, A. J. C. (2009). Globalização e estratégias para o sector vitivinícola brasileiro; o polo emergente do Vale do São Francisco. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 8(1), 05–27. https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i1.1623

Edição

Seção

Artigos