Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory

Autores

  • Ricardo Messias Rossi Markestrat
  • Andrea Lago Silva UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1633

Palavras-chave:

Vantagem Competitiva, Recursos, Estratégia

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver um método, a partir do conceito de vantagem competitiva, para análise interna de empresas inseridas em um contexto de competição de mercado. Foi realizada uma pesquisa exploratória e com abordagem qualitativa. A partir da revisão teórica da literatura pertinente ao tema, construiu-se um método preliminar de análise interna, posteriormente, aprimorado por meio das informações coletadas na pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi composta por seis estudos de caso com empresas da indústria de defensivos agrícolas no Brasil. Como resultado, o estudo propõe uma forma de operacionalização do conceito de recursos (lacuna observada na teoria por alguns autores). Gerencialmente, o estudo contribui fornecendo aos administradores um método de análise que suporta as decisões referentes ao gerenciamento de recursos da organização.

 

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Biografia do Autor

Ricardo Messias Rossi, Markestrat

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pesquisador Sênior da Markestrat (Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia). Endereço: Av. Presidente Vargas, n.2001, sl 144, Ribeirão Preto, SP, Brasil. CEP: 14020-260. Telefone: +55 16 3456-5555, e-mail: rrossi@markestrat.org

Andrea Lago Silva, UFSCar

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), Professora de Marketing no Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Endereço: Rodovia Washington Luis, km 235, São Carlos, SP, Brasil. CEP: 13565-905. Telefone: +55 16 3351-8237 r.9502. e-mail: deialago@power.ufscar.br 

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Publicado

23.12.2009

Como Citar

Rossi, R. M., & Silva, A. L. (2009). Vantagem competitiva: operacionalizando o conceito a partir da Resource-Advantage Theory. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 8(2), 31–57. https://doi.org/10.5585/ijsm.v8i2.1633

Edição

Seção

Artigos