A Rede de Valor, O Modelo Delta e a Indústria Aeronáutica
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1872Palavras-chave:
Estratégia, Rede de Valores, Competitividade, Aeronáutica, Embraer.Resumo
Este artigo pretende analisar as possibilidades de aplicação de estratégias baseadas na rede de valores na indústria aeronáutica. Para este fim, usamos as dimensões sugeridas no Modelo Delta, visto que este tipo de estratégia não considera apenas a companhia, os clientes e fornecedores, mas também seus complementadores. Por meio de um estudo de caso único, porém altamente representativo na indústria aeronáutica global (Embraer), verificou-se que estratégias baseadas na rede de valores sustentam fortemente o modelo de negócios da companhia pesquisada. Essas estratégias são os meios pelos quais a organização estudada obtém e sustenta vantagens competitivas. As estratégias baseadas na rede de valores parecem se adequar ao modelo de negócios de compartilhamento de riscos adotado pela Embraer. O gerenciamento efetivo da rede de valores simultaneamente permite que cada participante aproveite o sistema ao máximo e contribui incisivamente para incrementar o desempenho do sistema. Além de trazerem aos participantes retorno econômico acima da média, tais estratégias fortalecem a ligação entre eles enquanto mantém fora os competidores.
DOI:10.5585/riae.v11i2.1872
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Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
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