EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT

Autores

  • Belmiro N. João Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • João Gonçalves Monteiro Jr Departamento de Administração – FEA/PUC/SP
  • Aparecida Honório Dias Coordenadora do Curso de Administração e Organização de Eventos – SENAC/SP
  • Fabrício César Bastos Professor – Departamento de Administração – FEA/PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i1.1636

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Internacionalização, Serviços, Reputação, Estratégia

Resumo

Esta pesquisa trata do processo de internacionalização de uma empresa de serviços com origem em três empreendedores brasileiros. O objetivo, a partir de um estudo de caso único, foi identificar as características de empreendedorismo internacional, seu alinhamento com as teorias de internacionalização, como a escola nórdica de negócios internacionais, os modos de entrada e o desenvolvimento de competências essenciais que possibilitaram seu sucesso global. Como resultado, são destacados: 1) o papel empreendedor de seus fundadores, e “re-fundadores”, no Brasil e na Argentina; 2) a reputação como competência essencial; 3) o papel crítico dos relacionamentos e das redes internacionais, envolvendo os gurus de gestão e CEOs; 4) a replicação de conhecimento dentro do HSM Group; 5) a HSM Group também segue a lógica incremental do Modelo de Uppsala, bem como apresenta a abordagem de redes.

 

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Biografia do Autor

Belmiro N. João, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Titular - Departamento de Administração - PUC/SP - Programa de Estudos pós-graduados em Administração

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Publicado

27.07.2010

Como Citar

João, B. N., Monteiro Jr, J. G., Dias, A. H., & Bastos, F. C. (2010). EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 9(1), 04–31. https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i1.1636

Edição

Seção

Artigos