Influência das características das aglomerações sobre a geração de externalidades para as empresas

Autores

  • Bruno Tavares Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Marcelo Antonialli Universidade Federal de Lavras
  • Michelle Inocencio Pereira dos Santos Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1673

Palavras-chave:

Aglomerações produtivas, Clusters, Externalidades, Pequenas e médias empresas.

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar, por meio de uma reflexão teórica, a influência das características das aglomerações na geração de externalidades para as empresas. Para tanto, parte-se da ideia de que as aglomerações produtivas são diferentes entre si, embora sejam ignoradas em boa parte dos artigos e na formulação de políticas públicas, o que pode ser percebido pelas diversas tipologias existentes (Pedersen, 1997, Van Dijk; Sverrisson, 2003, SUZIGAN 2006). O estudo fundamentou-se na teoria das aglomerações produtivas e em artigos empíricos nacionais e internacionais. Por fim, conclui-se que as aglomerações não possuem o mesmo potencial de geração de externalidades, ao contrário, é esperado que a contribuição que as firmas podem receber depende das características de cada uma delas. Também são elaboradas algumas contribuições para a ação das empresas, agentes de governança e formuladores de políticas públicas.

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Biografia do Autor

Bruno Tavares, Universidade Federal de Lavras

Administrador, Mestre em Extensão Rural – UFV; Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras; Prof. do Departamento de Administração da Universidade Federal de Viçosa. Atuação: Administração, com ênfase em gerenciamento de pequenas empresas.

Luiz Marcelo Antonialli, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pela FEA/USP, professor da disciplina Administração Estratégica nos cursos de  graduação, mestrado e doutorado em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA), interesse em pesquisa nas áreas de estratégias competitivas e redes organizacionais.

Michelle Inocencio Pereira dos Santos, Universidade Federal de Lavras

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Lavras; Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

01.11.2010

Como Citar

Tavares, B., Antonialli, L. M., & Pereira dos Santos, M. I. (2010). Influência das características das aglomerações sobre a geração de externalidades para as empresas. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 9(2), 115–142. https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1673

Edição

Seção

Artigos