Interação universidade-indústria e os efeitos na inovação das empresas: evidência empírica de companhias brasileiras

Autores

  • Daniel Pedro Puffal UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rafael Teixeira UNISINOS - Universidade do Vale do Rio do Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i1.1884

Palavras-chave:

Inovação, Universidade-Indústria, Parcerias Estratégicas.

Resumo

Este trabalho investiga a interação universidade-indústria e seus efeitos sobre a probabilidade de inovação de produtos e processos em um país em desenvolvimento. Especificamente, discute-se que as empresas diferem em tipos e aspectos determinantes para interagir com as universidades e estas diferenças podem proporcionar resultados de inovação distintos. Coletamos e analisamos dados primários de 325 companhias que possuíam alguma interação com universidades em anos anteriores. Os resultados de regressão logística suportaram nossos argumentos, demonstrando como os diferentes tipos de interação proporcionam diferentes resultados de inovação.

DOI:10.5585/riae.v13i1.1884

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Biografia do Autor

Daniel Pedro Puffal, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Administração pela UNISINOS, Professor e Pesquisador no Programa de Pós Graduação em Gestão de Negócios da UNISINOS

Rafael Teixeira, UNISINOS - Universidade do Vale do Rio do Sinos

Doutor em Administração pela Clemson University, Professor e Pesquisador no Programa de Pós Graduação em Administração da UNISINOS.

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Publicado

01.03.2014

Como Citar

Puffal, D. P., & Teixeira, R. (2014). Interação universidade-indústria e os efeitos na inovação das empresas: evidência empírica de companhias brasileiras. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(1), 07–21. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i1.1884

Edição

Seção

Artigos