Orientações para Mercado e para Aprendizagem: Interdependência, Complementaridade

Autores

  • Eduardo Botti Abbade UFRGS - CEPAN

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i2.1876

Palavras-chave:

Aprendizagem Organizacional, Mínimos Quadrados Parciais, Escala MARKOR, Estratégia.

Resumo

Este estudo investiga as relações existentes entre as dimensões da Orientação para Mercado, Orientação para Aprendizagem e o desempenho organizacional de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) da região de Santa Maria/RS. Foi conduzida uma pesquisa de levantamento com a adesão de 83 micro, pequenos e médios empresários de Santa Maria e região com instrumento de coleta de dados estruturado adotando as escalas MARKOR e de Orientação para Aprendizagem. Elaborou-se ainda um modelo estrutural de referência estimado por PLS (Partial Least Squares) com adoção da técnica de bootstrapping. Os resultados sugerem que existe uma alta interdependência entre as dimensões das orientações para mercado e aprendizagem nas MPMEs. As análises permitem inferir que os aspectos comportamentais e o senso comum de aprendizagem e visão compartilhada impactam positivamente nas dimensões da OPM e no desempenho organizacional das MPMEs. Em contrapartida, os resultados sugerem a ausência de relação significativa entre a responsividade e o desempenho.

 

DOI:10.5585/riae.v12i2.1876

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Publicado

01.06.2013

Como Citar

Abbade, E. B. (2013). Orientações para Mercado e para Aprendizagem: Interdependência, Complementaridade. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 12(2), 138–164. https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i2.1876

Edição

Seção

Artigos