Inovação e Modelo de Negócio – Um Estudo de Caso no Setor Vitivinicultor

Autores

  • Leonel Cezar Rodrigues Universidade Nove de Julho
  • Amelia Silveira Universidade Nove de Julho
  • Carlos Mamori Kono Universidade Nove de Julho
  • Fernando Cesar Lenzi Universidade Vale do Itajai

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i2.1979

Palavras-chave:

Estratégia Competitiva, Estratégia Corporativa, Inovação, Modelo de Negócio.

Resumo

A pesquisa objetivou determinar quais as inovações e sua respectiva natureza, que determinaram a estratégia configurante do modelo de negócios da Casa Valduga, tradicional produtora de vinhos, e que tem lhe estimulado a exceder na qualidade de seus produtos, ampliando seu mercado nacional e expandindo-se internacionalmente. O estudo tem abordagem exploratória e qualitativa, buscando analisar o fenômeno em questão coletando dados a partir de entrevistas, documentos e observação. Conclui-se que o modelo de negócio adotado origina-se no ajuste fino dos recursos da empresa com seus interesses de segmentação mercadológica, na capacidade para a geração de produtos de qualidade superior, integrantes de seu portfólio de produtos e no controle estratégico de atributos de valor ligados à imagem e marca da empresa.

 

DOI:10.5585/riae.v12i2.1979

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Publicado

01.06.2013

Como Citar

Rodrigues, L. C., Silveira, A., Kono, C. M., & Lenzi, F. C. (2013). Inovação e Modelo de Negócio – Um Estudo de Caso no Setor Vitivinicultor. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 12(2), 250–273. https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i2.1979

Edição

Seção

Artigos