Estudo Fenomenológico Social da Ação Estratégica em um Arranjo Produtivo Local Moveleiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i3.1862Palavras-chave:
Estratégia, Estrategista, Fenomenologia Social, Arranjo Produtivo Local Moveleiro.Resumo
A pesquisa elaborada acerca do fenômeno estratégico segue, em sua maior parte, as orientações do paradigma funcionalista. Tal produção possui sua relevância no meio científico, todavia, não abarca a estratégia em toda a sua complexidade. Neste cenário, pretende-se abordar a estratégia a partir dos pressupostos da fenomenologia social, uma linha de investigação focada no estudo da ação. A ação social é a vivência do fenômeno. Para isto, são investigados os motivos ‘para’ e motivos ‘porque’ presentes na ação estratégica. A relevância deste estudo consiste em abordar a estratégia como um fenômeno que existe em função do sujeito social, podendo evidenciar que a sua essência transcende os limites da individualidade, pois o pensamento fenomenológico social se fundamenta na consciência da existência do outro. Realiza-se entrevistas semiestruturadas com quatorze estrategistas atuantes no arranjo produtivo local moveleiro de Bento Gonçalves, sendo os dados analisados segundo a abordagem fenomenológica de Sanders (1982). Como resultado, tem-se que os motivos ‘porque’ são: o ‘devir’ e a expertise e, os motivos ‘para’: a busca por liberdade na tomada de decisão empresarial e construção de um legado. Conclui-se que o significado da ação estratégica não é algo isolado, estando vinculado a vários fatores relacionados ao projeto existencial do estrategista.
DOI:10.5585/riae.v12i3.1862
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