Práticas de Gestão Estratégica em Companhias de Dança do Brasil: entre a Arte e a Indústria Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i3.1863Palavras-chave:
Companhias de Dança, Administração Estratégica, Sustentabilidade Financeira, Patrocínio, Filantropia.Resumo
Resumo: As Companhias de Dança alternam ações de gestão estratégicas, como o patrocínio e a filantropia, com objetivo de buscar sua sustentabilidade financeira. Este artigo retrata como se dão as relações de patrocínio e filantropia destas organizações artísticas, no atual contexto brasileiro. Assim, surgiu a questão: quais as principais práticas de gestão estratégica utilizadas pelas companhias de dança na busca da sua sustentabilidade financeira? O embasamento teórico associou as premissas constantes sobre patrocínio, planejamento estratégico, criação e implementação de estratégias criativas e independência financeira em companhias de dança em diversos países. Verificou-se empiricamente estas relações através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Os dados foram coletados por meio entrevistas aplicadas à administração de sete Companhias de Dança em: Goiânia (1), Rio Grande do Sul (3), Paraná (1), Rio de Janeiro (1) e São Paulo (1). Tal coleta de dados identificou algumas das principais práticas de gestão estratégica, caracterizando a relação de gestão entre companhias de dança e os patrocinadores no contexto brasileiro, como: (i) as companhias não acreditam que devem dar prioridade aos desejos do público acima das necessidades artísticas; (ii) elas rejeitam as práticas de gestão que envolvam segmentar o público e direcionar esforços a cada segmento separadamente; (iii) elas não consideram competir com outras organizações culturais; (iv) elas consideram que o público e patrocinadores devem possuir influência limitada na gestão das companhias de dança; (v) elas apresentam resistência à aplicação de técnicas de marketing; e; (vi) elas consideram relevante o planejamento de gestão estratégica, sendo que poucas o praticam.
DOI:10.5585/riae.v12i3.1863
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.