Indicadores de desempenho como ferramenta de alinhamento estratégico – a experiência do Senac Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2109Palavras-chave:
balanced scorecard, indicadores de desempenho, gratuidade, SENAC, alinhamento estratégico.Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso de apropriação dos conceitos do Balanced Scorecard pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) do Paraná, por meio da elaboração de indicadores de desempenho para alinhamento estratégico. A execução da diretriz estratégica de promoção social, um dos pilares da instituição, foi medida por meio de indicadores que visam acompanhar as ações de gratuidade das unidades, sob a premissa de que elas dão sustentação à referida estratégia. Os indicadores formulados têm enfoque tanto na produtividade quanto no cumprimento das metas de gratuidade estabelecidas, e foram submetidos a estudo estatístico por meio da técnica de análise de variância, cujo objetivo é evidenciar a existência de diferença significativa no rol de dados analisados. O resultado aponta que, de fato, há diferença no desempenho das unidades avaliadas, razão pela qual são sugeridos questionamentos com o intuito de auxiliar o processo de alinhamento das estratégias locais à estratégia global, com o objetivo de otimizar a oferta de cursos gratuitos em todas as regiões do Estado. O presente estudo de caso relata a experiência do SENAC Paraná, com escopo de informações limitado ao ano de 2013 e relativo às 33 escolas de educação profissional da instituição, distribuídas em todo o Estado.
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