Modelo de avaliação de desempenho organizacional para pequenas e médias empresas
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2093Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho Organizacional, Pequenas e Médias Empresas, Planejamento, Gestão FlexívelResumo
A partir dos anos 1980, muitas ferramentas para avaliação de desempenho organizacional foram criadas. No entanto, muitas delas atendem somente às grandes empresas e não fomentam resultados nas pequenas e médias empresas. Diante disso, esse artigo tem como objetivo propor um modelo de Avaliação de Desempenho Organizacional (ADO) no qual seja flexível e adaptável à realidade das PMEs, partindo-se do referencial teórico de diversos modelos e suas respectivas comparações com base nos critérios de três importantes autores para avaliação de ADO.
A pesquisa tem caráter descritivo e exploratório, com natureza qualitativa. O Modelo MADE-O foi o modelo, que segundo os critérios descritos na bibliografia, melhor se enquadrou para as necessidades das PMEs, tendo sido utilizado como base para a criação da proposta de modelo apresentado neste estudo, com adaptações do modelo BSC.
O Modelo chamado de Indicador de Desempenho Global – Enviroment (IDG-E) tem como principal diferencial, além da base dos modelos citados anteriormente, a avaliação do ambiente externo e interno com pesos ponderados nos módulos de ADO. Como a PME é caracterizada por ter poucos processos e pessoas, a pequena quantidade de indicadores de desempenho é outro aspecto positivo. Submetido à avaliação dos critérios apresentados pelos autores, o modelo se mostrou bastante factível para uso nas PMEs.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.