Fusão como estratégia de crescimento de redes de cooperação empresarial: um estudo de caso em uma rede de farmácias

Autores

  • Wesley Braga Soares Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
  • Douglas Wegner Escola de Gestão e Negócios, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Pietro Cunha Dolci Departamento de Ciências Administrativas, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i1.2250

Palavras-chave:

Redes empresariais, redes de pequenas empresas, fusões, relações interorganizacionais.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as motivações, o processo e os resultados de uma estratégia de fusão estabelecida por três redes de cooperação empresarial. A pesquisa consistiu em um estudo de caso único, de caráter exploratório, com uma rede do segmento de varejo de medicamentos, formada a partir da fusão de três redes, no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de seis entrevistas em profundidade, realizadas com atores diretamente envolvidos no processo. A principal motivação para a adoção desta estratégia foi o aumento da competitividade no setor e a necessidade de ampliar ganhos de escala na negociação com fornecedores. Os resultados revelam ainda que as redes envolvidas não tinham a dimensão exata dos benefícios que poderiam ser alcançados, sendo estes superiores à motivação inicial de obter maior poder de mercado. Também se verificou que não houve uma estratégia definida para a formação da nova rede, sendo a fusão consolidada por ações de aproximação entre as redes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Wegner, Escola de Gestão e Negócios, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Pietro Cunha Dolci, Departamento de Ciências Administrativas, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Downloads

Publicado

01.03.2016

Como Citar

Soares, W. B., Wegner, D., & Dolci, P. C. (2016). Fusão como estratégia de crescimento de redes de cooperação empresarial: um estudo de caso em uma rede de farmácias. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(1), 83–96. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i1.2250

Edição

Seção

Artigos