As instituições informais e a partilha do conhecimento: o efeito mediador da identidade social e a confiança organizacional
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i2.2296Palavras-chave:
Informal Institutions, Knowledge, Social identity, Organizational Trust, Emerging Economies.Resumo
O objetivo deste artigo científico é determinar em que medida a identidade social e a confiança organizacional medeiam a relação entre as instituições informais e o intercâmbio de conhecimento. Com base na revisão da literatura e contando com a perspectiva teórica do neo-institucionalismo sociológico e a teoria de recursos e capacidades a hipótese de pesquisa foi formulada. Através de um mexicano organizações do setor transeccional e público através de estudo de percepção de 252 servidores públicos a hipótese foi testada. Realizou-se análise multivariante. Os resultados confirmam a importância das instituições informais que legitiman o desempenho das organizações mas não garantem sua eficiência real. Não obstante, a investigação mostra que mediante o gerenciamento interviniente de recursos valiosos (identidade social e confiança organizacional) se ajuda a explodir as oportunidades e a neutralizar as ameaças do ambiente se gerando novas capacidades: o intercâmbio de conhecimento.Downloads
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Publicado
01.06.2016
Como Citar
Moreno, E. F., & Aldana, W. O. A. (2016). As instituições informais e a partilha do conhecimento: o efeito mediador da identidade social e a confiança organizacional. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(2), 8–21. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i2.2296
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