Capacidades dinâmicas e inovação colaborativa: estudo de caso no setor têxtil catarinense

Autores

  • Linda Jessica De Montreuil Carmona Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Iara Regina dos Santos Parisotto Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2521

Palavras-chave:

Gestão da Inovação, Estratégia de Inovação, Vantagem Competitiva, Classificação JEL O31, O32, L67.

Resumo

Com a concorrência cada vez mais acirrada, muitas firmas industriais de similares características preocupam-se com a obtenção de vantagens competitivas que permitam sua diferenciação para sobrevivência, eficiência e lucratividade. Usando como base a Teoria das Capacidades Dinâmicas (Eisenhardt & Martin, 2000; Teece, 2007, 2014; Teece, Pisano, & Shuen, 1997) a presente pesquisa buscou investigar como se desenvolvem as capacidades dinâmicas e a inovação colaborativa na manufatura de têxteis. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso em uma empresa produtora de malhas, no qual se buscou analisar os processos de detecção de oportunidades direcionadas a inovação, a abordagem dessas oportunidades e o manejo de ameaças mediante a reconfiguração de recursos internos e externos à organização. Para triangulação, a coleta incluiu dados primários provindos de entrevistas semiestruturadas e dados secundários documentais e audiovisuais. A pesquisa identificou os seguintes processos na abordagem da inovação: 1) busca constante da melhor forma de selecionar clientes, de satisfazer e se antecipar as suas necessidades; 2) busca de inovação e melhora em produtos, processos e práticas e; 3) engajamento da liderança e equipes com a inovação. A contribuição deste trabalho reside na identificação, evidenciação empírica e análise dos processos envolvidos na Capacidade Dinâmica na perspectiva da inovação, oferecendo um modelo a seguir para análise dos processos vinculados a capacidades dinâmicas, facilitando a compreensão e constatação destas. Os resultados do estudo mostraram que ditas capacidades atuam não apenas como causa da inovação, mas também como consequência estabelecendo um ciclo virtuoso contínuo com orientação para a inovação colaborativa e dinâmica de produtos envolvendo o fabricante, os seus fornecedores e clientes permitindo a fidelização destes e sustentando uma vantagem competitiva no setor têxtil.

 

Downloads

Biografia do Autor

Linda Jessica De Montreuil Carmona, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB). Mestra em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE) e Bacharel em Administração pela Universidad de Lima, Peru. Bolsista CAPES/PDSE Processo n°88881.135061/2016-01. Contato: telefone (47)99266-1200, e-mail: lcarmona@al.furb.br   Endereço: PPGCC/FURB Câmpus 1 Central R. Antônio da Veiga, 140 - Itoupava Seca, Blumenau - SC, 89012-900 Sala D-202. 

Iara Regina dos Santos Parisotto, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora Titular do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB) e do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd/FURB). Doutora em Administração pela UNINOVE, Mestra em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB. Contato: telefone (47) 3321-0565, e-mail: iaraparisotto@hotmail.com Endereço: PPGCC/FURB Câmpus 1 Central R. Antônio da Veiga, 140 - Itoupava Seca, Blumenau - SC, 89012-900 Sala D-202.

Downloads

Publicado

01.12.2017

Como Citar

De Montreuil Carmona, L. J., & dos Santos Parisotto, I. R. (2017). Capacidades dinâmicas e inovação colaborativa: estudo de caso no setor têxtil catarinense. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(4), 50–68. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2521

Edição

Seção

Artigos
Citations
  • Citation Indexes: 1
Captures
  • Readers: 4
Visualizações
  • Resumo 377
  • pdf 277