Capacidades dinâmicas e inovação colaborativa: estudo de caso no setor têxtil catarinense

Autores

  • Linda Jessica De Montreuil Carmona Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Iara Regina dos Santos Parisotto Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2521

Palavras-chave:

Gestão da Inovação, Estratégia de Inovação, Vantagem Competitiva, Classificação JEL O31, O32, L67.

Resumo

Com a concorrência cada vez mais acirrada, muitas firmas industriais de similares características preocupam-se com a obtenção de vantagens competitivas que permitam sua diferenciação para sobrevivência, eficiência e lucratividade. Usando como base a Teoria das Capacidades Dinâmicas (Eisenhardt & Martin, 2000; Teece, 2007, 2014; Teece, Pisano, & Shuen, 1997) a presente pesquisa buscou investigar como se desenvolvem as capacidades dinâmicas e a inovação colaborativa na manufatura de têxteis. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso em uma empresa produtora de malhas, no qual se buscou analisar os processos de detecção de oportunidades direcionadas a inovação, a abordagem dessas oportunidades e o manejo de ameaças mediante a reconfiguração de recursos internos e externos à organização. Para triangulação, a coleta incluiu dados primários provindos de entrevistas semiestruturadas e dados secundários documentais e audiovisuais. A pesquisa identificou os seguintes processos na abordagem da inovação: 1) busca constante da melhor forma de selecionar clientes, de satisfazer e se antecipar as suas necessidades; 2) busca de inovação e melhora em produtos, processos e práticas e; 3) engajamento da liderança e equipes com a inovação. A contribuição deste trabalho reside na identificação, evidenciação empírica e análise dos processos envolvidos na Capacidade Dinâmica na perspectiva da inovação, oferecendo um modelo a seguir para análise dos processos vinculados a capacidades dinâmicas, facilitando a compreensão e constatação destas. Os resultados do estudo mostraram que ditas capacidades atuam não apenas como causa da inovação, mas também como consequência estabelecendo um ciclo virtuoso contínuo com orientação para a inovação colaborativa e dinâmica de produtos envolvendo o fabricante, os seus fornecedores e clientes permitindo a fidelização destes e sustentando uma vantagem competitiva no setor têxtil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Linda Jessica De Montreuil Carmona, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutoranda do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB). Mestra em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE) e Bacharel em Administração pela Universidad de Lima, Peru. Bolsista CAPES/PDSE Processo n°88881.135061/2016-01. Contato: telefone (47)99266-1200, e-mail: lcarmona@al.furb.br   Endereço: PPGCC/FURB Câmpus 1 Central R. Antônio da Veiga, 140 - Itoupava Seca, Blumenau - SC, 89012-900 Sala D-202. 

Iara Regina dos Santos Parisotto, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Professora Titular do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB) e do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd/FURB). Doutora em Administração pela UNINOVE, Mestra em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB. Contato: telefone (47) 3321-0565, e-mail: iaraparisotto@hotmail.com Endereço: PPGCC/FURB Câmpus 1 Central R. Antônio da Veiga, 140 - Itoupava Seca, Blumenau - SC, 89012-900 Sala D-202.

Downloads

Publicado

01.12.2017

Como Citar

De Montreuil Carmona, L. J., & dos Santos Parisotto, I. R. (2017). Capacidades dinâmicas e inovação colaborativa: estudo de caso no setor têxtil catarinense. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(4), 50–68. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2521

Edição

Seção

Artigos