Fatores críticos do processo de planejamento estratégico de empresas juniores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v20i1.18566

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Empresa júnior, Fatores críticos.

Resumo

Objetivo: A pesquisa busca identificar quais fatores críticos influenciam o processo de planejamento, implementação e controle do planejamento estratégico realizado por empresas juniores .

Metodologia: O estudo se caracteriza pela sua abordagem qualitativa, de cunho descritivo, e com utilização de métodos de estudo de casos múltiplos, em que se investigou sete empresas juniores. Como critérios de seleção das empresas utilizou-se a acessibilidade e técnica de “bola de neve”. Como coleta de dados aplicou-se entrevistas semiestruturadas. Já como plano de análise seguiu-se os pressupostos de Bardin (2016). Por fim, para maior credibilidade do estudo realizou-se a triangulação de pesquisadores tanto no processo de coleta de dados quanto nas análises.

Principais resultados: Os resultados apontaram 28 categorias subdividas em dificuldades e facilidades do processo de planejamento, implementação e controle do planejamento estratégico. Porém somente 11 deles foram considerados críticos.

Originalidade: como originalidade, o estudo aborda o processo estratégico realizado por empresas juniores, ao tratar  dessas empresas como entidades organizacionais, que segundo Bervanger e Visentini (2016) ainda não foram pesquisadas .

Contribuições teóricas: Como contribuição teórica às  empresas juniores, esse estudo avança no entendimento dessas instituições como entidades organizacionais, sobretudo se a teoria de negócio vistos nos diferentes cursos são colocadas em prática.

Contribuições sociais e gestão: A pesquisa tem contribuição potencial às empresas juniores iniciantes que desejam desenvolver suas práticas de planejamento estratégico, bem como as instituições a qual essas empresas estão vinculadas como movimentos juniores e associação nacional.

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Biografia do Autor

Raphael Alves de Paula, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga

Bacharel em Administração

Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Doutorando em Administração

Arlete Aparecida de Abreu, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga

Doutora em Administração

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Publicado

21.09.2021

Como Citar

Paula, R. A. de, Antunes, L. G. R., & Abreu, A. A. de. (2021). Fatores críticos do processo de planejamento estratégico de empresas juniores. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 20(1), e18566. https://doi.org/10.5585/riae.v20i1.18566

Edição

Seção

Artigos