Fatores críticos do processo de planejamento estratégico de empresas juniores
DOI:
https://doi.org/10.5585/riae.v20i1.18566Palavras-chave:
Planejamento estratégico, Empresa júnior, Fatores críticos.Resumo
Objetivo: A pesquisa busca identificar quais fatores críticos influenciam o processo de planejamento, implementação e controle do planejamento estratégico realizado por empresas juniores .
Metodologia: O estudo se caracteriza pela sua abordagem qualitativa, de cunho descritivo, e com utilização de métodos de estudo de casos múltiplos, em que se investigou sete empresas juniores. Como critérios de seleção das empresas utilizou-se a acessibilidade e técnica de “bola de neve”. Como coleta de dados aplicou-se entrevistas semiestruturadas. Já como plano de análise seguiu-se os pressupostos de Bardin (2016). Por fim, para maior credibilidade do estudo realizou-se a triangulação de pesquisadores tanto no processo de coleta de dados quanto nas análises.
Principais resultados: Os resultados apontaram 28 categorias subdividas em dificuldades e facilidades do processo de planejamento, implementação e controle do planejamento estratégico. Porém somente 11 deles foram considerados críticos.
Originalidade: como originalidade, o estudo aborda o processo estratégico realizado por empresas juniores, ao tratar dessas empresas como entidades organizacionais, que segundo Bervanger e Visentini (2016) ainda não foram pesquisadas .
Contribuições teóricas: Como contribuição teórica às empresas juniores, esse estudo avança no entendimento dessas instituições como entidades organizacionais, sobretudo se a teoria de negócio vistos nos diferentes cursos são colocadas em prática.
Contribuições sociais e gestão: A pesquisa tem contribuição potencial às empresas juniores iniciantes que desejam desenvolver suas práticas de planejamento estratégico, bem como as instituições a qual essas empresas estão vinculadas como movimentos juniores e associação nacional.
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