Estratégia de influência nos grupos JBS e Odebrecht

âmbito de atuação e objetivos estratégicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.24896

Palavras-chave:

estratégia de influência, estratégia de não-mercado, JBS, Odebrecht, lobbying

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar e categorizar os objetivos de estratégia de influência realizados pela JBS e Odebrecht para obter ganhos de vantagem competitiva na relação com o Estado.

Marco teórico: Para além da perspectiva teórica da estratégia de não-mercado, e com base na sociologia econômica, propôs-se o conceito de estratégia de influência para analisar relações sociais políticas e econômicas entre Estado e corporações.

Método: Utilizamos a análise da estrutura de eventos, identificados ao longo de mais de 35 horas de vídeo com 27 executivos das referidas empresas.

Resultados: Foram identificados 23 casos de estratégias de influência, em que atores privados se utilizaram de complexas ações nas relações Empresa-Estado em busca de ganhos de fontes de vantagens competitivas.

Conclusão: Três objetivos estratégicos comuns foram identificados: i) ganhos de contratos; ii) regulação/desoneração; iii) influência na burocracia pública nos âmbitos municipal, estadual e federal.

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Biografia do Autor

Rui Fernando Correia Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, Minas Gerais

Doutor em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais

Felipe Fróes Couto, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) - Montes Claros, Minas Gerais

Professor da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Membro Titular dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) e Profissional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial (PPGDEE). Mestre (2015) e Doutor (2020) em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Administração (2010) pela Unimontes e em Direito (2011) pelo Centro Universitário FIPMoc.

Lívia Almada Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora, Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF na área de Gestão de Pessoas, de Sustentabilidade Organizacional e de Empreendedorismo. Membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FACC/UFJF . Atual vice-coordenadora do curso de Bacharelado em Administração da FACC/UFJF. Doutora e Mestre em Administração pelo Centro de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais - CEPEAD/UFMG

Bruno de Almeida Vilela, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Vitória, Espírito Santo

Professor do curso de Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo na área de Gestão de Operações e Logística. Possui doutorado pelo Centro de Pesquisas e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Mercadologia, Estratégia e Operações. Doutorado sanduíche pela Technische Universität Braunschweig, no Institut für Controlling & Unternehmensrechnung. Concluiu seu mestrado pelo Centro de Pesquisas e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (2015), na linha de Mercadologia, Estratégia e Operações.

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Publicado

15.04.2024

Como Citar

Correia Ferreira, R. F., Fróes Couto, F., Almada Neves, L., & de Almeida Vilela, B. (2024). Estratégia de influência nos grupos JBS e Odebrecht: âmbito de atuação e objetivos estratégicos. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 23(2), e24896. https://doi.org/10.5585/2024.24896

Edição

Seção

Artigos