Avaliação do impacto econômico da pandemia numa clínica veterinária
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.25851Palavras-chave:
pandemia, pet, séries temporais, veterinário, previsão, clusterResumo
Objetivo: Este artigo tecnológico apresenta a avaliação econômica num mercado que intensificou o contato de humanos com animais durante o período da pandemia, o pet a partir dos dados de uma clínica veterinária.
Métodos: Foram utilizados modelos lineares e binomial negativo para comparações entre os anos, SARIMA para previsão semestral, e análise de conglomerado para avaliação da segmentação de clientes.
Resultados: Houve crescimento das operações em 2020 e conservação em 2021.
Conclusões acadêmicas: Clientes, de dois perfis encontrados, buscaram majoritariamente serviços (castração e vacinação) associados em certo grau à aquisição ou adoção de animais, explicando parcialmente o crescimento durante a pandemia. A aquisição ou adoção e o cuidado extra potencializados pelo isolamento social na pandemia aparentemente contribuíram para o crescimento das operações.
Conclusões práticas: O artigo contribui com a avaliação do segmento pet que teve um resultado positivo com o impacto da pandemia e com previsão de crescimento para o próximo semestre e fomenta a avaliação de métricas financeiras, econômicas e comerciais na avaliação de clínicas veterinárias.
Downloads
Referências
Abinpet. (2021). Informações gerais do setor. http://abinpet.org.br/infos_gerais/
Agresti, A. (2018). An Introduction to Categorical Data Analysis. John Wiley & Sons.
Appiah, E., Enyetornye, B., Ofori, V., Enyetornye, J., & Kwamena Abbiw, R. (2022). Health and economic consequences: How COVID-19 affected households with pet and their pets. A systematic review. Cogent Social Sciences, 8(1), 2060542. https://doi.org/10.1080/23311886.2022.2060542
Barney, J. (1991). Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, 17(1), 99–120. https://doi.org/10.1177/014920639101700108
Brasil, I. P. (2024). Faturamento do mercado pet soma R$ 68,7 bilhões em 2023. https://panoramapetvet.com.br/faturamento-do-mercado-pet-soma/
Chambers, J., Quinlan, M. B., Evans, A., & Quinlan, R. J. (2020). Dog-Human Coevolution: Cross-Cultural Analysis of Multiple Hypotheses. Journal of Ethnobiology, 40(4). https://doi.org/10.2993/0278-0771-40.4.414
Gustriansyah, R., Suhandi, N., & Antony, F. (2020). Clustering optimization in RFM analysis based on k-means. Indonesian Journal of Electrical Engineering and Computer Science, 18(1).
Hill, J. (2020). How and why you should segment veterinary markets. Veterinary Evidence, 5(2). https://doi.org/10.18849/ve.v5i2.289
Ho, J., Hussain, S., & Sparagano, O. (2021). Did the COVID-19 Pandemic Spark a Public Interest in Pet Adoption? Frontiers in Veterinary Science, 8, 647308. https://doi.org/10.3389/fvets.2021.647308
Holland, K. E., Owczarczak-Garstecka, S. C., Anderson, K. L., Casey, R. A., Christley, R. M., Harris, L., McMillan, K. M., Mead, R., Murray, J. K., Samet, L., & Upjohn, M. M. (2021). “More Attention than Usual”: A Thematic Analysis of Dog Ownership Experiences in the UK during the First COVID-19 Lockdown. Animals, 11(1), 240. https://doi.org/10.3390/ani11010240
Jenelius, E., & Cebecauer, M. (2020). Impacts of COVID-19 on public transport ridership in Sweden: Analysis of ticket validations, sales and passenger counts. Transportation Research Interdisciplinary Perspectives, 8, 100242. https://doi.org/10.1016/j.trip.2020.100242
Kogan, L. R., Erdman, P., Currin-McCulloch, J., Bussolari, C., & Packman, W. (2021). The Impact of COVID on Cat Guardians: Veterinary Issues. Animals, 11(3), 603. https://doi.org/10.3390/ani11030603
Kwak, M.-K., & Cha, S.-S. (2021). A Study on the Selection Attributes Affecting Pet Food Purchase: After COVID-19 Pandemic. International Journal of Food Properties, 24(1), 291–303. https://doi.org/10.1080/10942912.2021.1879133
Paxton, D. W. (2021). Dogma and catma: Coevolution of people, dogs and cats. The Humanistic Psychologist, 49(4), 577–588. https://doi.org/10.1037/hum0000235
Sebrae. (2022, July 15). O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios – 13a edição. https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/d479c8cbe9240a25fbfc3e9f00edda84/$File/31055.pdf
Sun, W., Shin, H., Kim, K., & Huang, Q. (2021). Factors Promoting Pet Economic Development among Youth in the. 7.
Wayne, A. S., & Rozanski, E. A. (2020). Cataloguing the response by emergency veterinary hospitals during the COVID‐19 pandemic via weekly surveys. Journal of Veterinary Emergency and Critical Care, 30(4), 493–497. https://doi.org/10.1111/vec.12974
Wei, M. L., & Bunjun, B. (2020). ‘We are not the shoes of white supremacists’: A critical race perspective of consumer responses to brand attempts at countering racist associations. Journal of Marketing Management, 36(13–14), 1252–1279. https://doi.org/10.1080/0267257X.2020.1806907
Wei, Y., & Murshed, F. (2019). Reference group influence on user connections with social networking sites: A study of Facebook. International Journal of Electronic Marketing and Retailing, 10(4), 333–350. https://doi.org/10.1504/IJEMR.2019.104211
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Henrique Esteves Trindade, Ricardo Limongi, Thiago Damasceno Faria Bluhm

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 133
- pdf (English) 54
- pdf 42
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento Processo 303041/2023-4