Produção acadêmica, estratégia e tendências: uma análise bibliométrica de artigos sobre o mercado editorial brasileiro de 2002 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.25904

Palavras-chave:

mercado editorial, bibliometria, cadeia produtiva do livro, análise de similitude, Porter

Resumo

Objetivo: Identificar o que se produziu no ambiente acadêmico, no período de 2002 a 2022, acerca do mercado editorial brasileiro e, a partir disso, analisar os elementos e agentes sob a ótica da teoria da vantagem competitiva de Porter.

Metodologia: Foi conduzida uma pesquisa de caráter exploratório, com dados apresentados de forma quantitativa e qualitativa por meio de uma revisão bibliométrica. Foram utilizadas as Leis de Bradford, Zips e Lotka. O levantamento se deu na base SciELO e a análise das produções foram realizadas com apoio dos softwares “Microsoft Excel”, “IRaMuTeQ” e “VOSviewer”

Resultados: A análise quantitativa revela a tendência na publicação de artigos no período de 2002 a 2022, principalmente a partir de 2010, assim como a quantidade de autores que publicam sobre o mercado editorial brasileiro; nota-se a preferência pela escrita individual sobre o tema e a dispersão de artigos em periódicos diferentes. A análise evidencia que 65,11% de artigos são frutos de pesquisas individuais, logo, não há significativa colaboração entre os pesquisadores. A análise longitudinal das formas ativas das palavras-chaves revela tendências de estudo ao longo dos anos, além de assuntos centrais nas discussões em relação ao comércio, pesquisa e cultura do livro. A análise de similitude revelou destaque e concentração de estudos acerca dos assuntos “livro”, “editorial”, “tradução” e “literatura”, e potencial interesse de trabalhos por temas adjacentes como “contemporâneo”, “independente”, “jornalismo”, “social”, “mulher” e “negro”; a análise porteriana refletiu o alto poder de barganha dos fornecedores e a concentração de poder de editoras dominantes, dificultando a entrada de novos concorrentes.

Contribuições: Identifica os principais interesses de pesquisa nas últimas duas décadas dentro do setor, destacando sua importância econômica e social e oferecendo insights estratégicos sobre sua cadeia produtiva e análise setorial, visando enriquecer futuros estudos acadêmicos e a compreensão de gestores acerca do macroambiente do setor e da cadeia produtiva do livro.

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Biografia do Autor

Alex Rodrigues Zani, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Possui bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING), Linha IV - Edição, Linguagem e Tecnologia, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tem experiência em cadeia produtiva do livro e mercado editorial e pesquisa sobre editoras independentes e modelos de negócios.

Carlos Roberto Domingues, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), Mestre em Administração de Empresas pela ESADE/Espanha, reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2006. Graduado em Administração e em Pedagogia, é professor na graduação e pós-graduação na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desde 2013. Tem trabalhos publicados em periódicos e apresentados em eventos nacionais e internacionais em temas sobre Estratégia e Estudos Organizacionais.

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Publicado

04.02.2025

Como Citar

Zani, A. R., & Domingues, C. R. (2025). Produção acadêmica, estratégia e tendências: uma análise bibliométrica de artigos sobre o mercado editorial brasileiro de 2002 a 2022. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 24(2), e25904. https://doi.org/10.5585/2025.25904

Edição

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