Variações metabólicas em indivíduos em utilização de Bauhinia forficata

Autores

  • Mônica Heller Centro Universitário Univates
  • Simone Morelo Dal Bosco Centro Universitário Univates
  • Claudete Rempel Centro Universitário Univates
  • Thaís Rodrigues Moreira Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v12n3.4121

Palavras-chave:

Bauhinia forficata, Diabetes mellitus, Hipertensão, Índice de massa corporal, peso corporal.

Resumo

Introdução: As plantas medicinais foram, durante muito tempo, a base da terapêutica. Entre as inúmeras espécies vegetais de interesse medicinal, encontram-se as do gênero Bauhinia. Objetivos: Relacionar os índices antropométricos, pressão arterial e glicemia de jejum com o uso de Bauhinia forficata. Métodos: Realizou-se estudo do tipo caso-controle em uma amostra de 54 indivíduos divididos em: grupo 1 (intervenção), composto por 31 participantes; e grupo 2 (controle), com 23 sujeitos. Efetuaram-se verificações de peso, pressão arterial e glicemia, antes e após consumo do chá, num intervalo de oito meses. Resultados: No grupo 1 houve diferença estatisticamente significativa para valores de pressão arterial diastólica (p 0,001). O grupo 2 não apresentou diferença estatística em nenhuma variável. Comparando-se os dois grupos, encontrou-se diferença nas variáveis peso (p=0,037) e índice de massa corporal (p=0,047). Conclusões: As variações encontradas no peso, índice de massa corporal e pressão arterial diastólica sugerem que Bauhinia forficata auxilia no controle desses fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Heller, Centro Universitário Univates

Nutricionista pelo Centro Universitário Univates

Simone Morelo Dal Bosco, Centro Universitário Univates

Doutora em Medicina e Ciências da Saúde – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Professora adjunta do Curso de Nutrição do Centro Universitário UNIVATES.

Claudete Rempel, Centro Universitário Univates

Doutora em Ecologia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora titular, coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu e do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado do Centro Universitário UNIVATES.

Thaís Rodrigues Moreira, Centro Universitário Univates

Mestre em Ciências Médicas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Curso de Nutrição do Centro Universitário UNIVATES.

Downloads

Publicado

15.10.2013

Como Citar

1.
Heller M, Dal Bosco SM, Rempel C, Moreira TR. Variações metabólicas em indivíduos em utilização de Bauhinia forficata. Cons. Saúde [Internet]. 15º de outubro de 2013 [citado 19º de abril de 2024];12(3):419-25. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/4121

Edição

Seção

Ciências aplicadas