Processo de Avaliação por Pares
Critérios para aprovação e publicação de artigos
Todo manuscrito será analisado pela Comissão Editorial quanto ao cumprimento das Diretrizes de publicação, à política editorial da revista, e qualidade do manuscrito, com base nas orientações, disponíveis nas Diretrizes para Autores
Desk Review Diretrizes para Autores e Políticas
Do envio dos documentos: Parecer Comitê, Declaração de Autoria, Carta de Encaminhamento, Tabela CrediT. etc.
Será verificado também:
- uso da norma Vancouver;
- qualidade e direito autorais de ilustrações;
- referências com links e DOI ativos, ou seja com https://doi.org/ ;
- preenchimento dos metadados de autores, título, resumo e palavras-chave;
- análise de similaridade – ver Política de Integridade Acadêmica.
As submissões que não estiverem de acordo com as Diretrizes e Condições para Submissão serão arquivadas, e os autor responsável pela submissão comunicado.
As submissões que atenderem aos critérios iniciais serão encaminhadas para os editores responsáveis.
Desk Review Editorial
Pré análise: Os editores tem a responsabilidade e autoridade de rejeitar ou encaminhar o manuscrito para especialistas com base na originalidade, qualidade e relevância do manuscrito. Se for considerado inadequado ou de prioridade científica insuficiente para continuidade no processo de avaliação, os autores serão informados dessa decisão num prazo razoável, da decisão.
Aprovados nesta fase, os Editores designarão 2 (dois) avaliadores ad hoc de reconhecida competência na temática abordada.
O processo de avaliação por pares é sistema double blind peer review de instituições distintas da de origem dos trabalhos. É procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos avaliadores.
Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.
Os avaliadores (ad hoc) deverão analisar os trabalhos, considerando os seguintes aspectos:
Coerência: o manuscrito apresenta uma argumentação lógica e harmônica entre suas ideias contemplando o tema e a metodologia empregada formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo? Os objetivos são claros e coerentes com o tema? Apresenta uma metodologia que é capaz de alcança-los? As conclusões são capazes de responder aos objetivos propostos?
Consistência: o manuscrito apresenta subsídios suficientes para justificar o tema proposto? Seus fundamentados são sustentados por uma revisão sistemática capaz de confrontar argumentações contrárias?
Objetivação: o manuscrito apresenta elementos que sustentam o tema a ser estudado? A metodologia é suficiente para responder à pergunta formulada?
Originalidade/pertinência: o assunto e os objetivos do manuscrito trazem questionamentos importantes e relevantes para reabilitação? Geram embasamentos que acrescentam a comunidade científica e clínica resultados importantes? Traz contribuições clínicas relevantes?
Contexto gramatical e normas técnicas: o contexto gramatical apresenta domínio na escrita formal no idioma escrito? As normas técnicas da revista estão contempladas em todo texto?
Aspectos éticos de pesquisa e publicação: a pesquisa obedece aos padrões e normas consensuais de ética de pesquisa em seres humanos, especificamente descritas pelo Conselho Nacional de Saúde (CONEP)?
Os pareceres serão analisados pelos Editores, em caso de discordância entre eles, será solicitada a opinião de um terceiro. A partir de seus pareceres e do julgamento da Comissão Editorial, o editor responsável define a situação do trabalho, o manuscrito receberá uma das avaliações seguintes:
- Aprovado para a publicação.
- Recomendação de correções obrigatórias: modificações/ajustes, ou complementações aos autores.
- Rejeitado para a publicação.
Em qualquer desses casos, todos os autores serão comunicados.
Em caso de aceite, o artigo será publicado de acordo com o fluxo e cronograma editorial da revista. O manuscrito aprovado para publicação será submetido à edição de texto, e devolvido aos autores para ajustes formais, sem interferir no seu conteúdo científico.
Importante
Após o artigo ser aceito por seu mérito científico, os autores deverão realizar a revisão gramatical/ortográfica de português, de inglês e norma Vancouver de todo o artigo, sendo necessário anexar no sistema Open Journal System (OJS) a Declaração revisão ortográfica e normativa assinada pelo revisor responsável. A revista envia um modelo de declaração. Salientamos que as informações contidas no texto são de total responsabilidade dos autores e a aprovação integral da publicação estará condicionada à comprovação da revisão do trabalho.
O Processo Editorial de um artigo, desde a submissão até a resposta de avaliação, compreende aproximadamente de seis (6) a oito (8) meses.
Fica à critério da Comissão Editorial a seleção dos artigos que comporão a edição, de acordo com critérios de endogênia.