Formatação dos Artigos

Resumo/Abstract - Descritores/Keywords

Resumo/Abstract: Os resumos em português e inglês devem ser redigidos em um único parágrafo, estruturados contemplando os tópicos apresentados na publicação: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão. Deve conter no mínimo 100 e no máximo 250 palavras, em português/inglês. Não usar referências.

Descritores/Keywords: Correspondem às palavras ou expressões que identificam o conteúdo do trabalho. Mínimo de 3 (três) e máximo 6 (seis), separadas por ponto e vírgula, letras minúsculas, com exceção de nomes próprios.

Só serão aceitos descritores cadastrados no Descritores em Ciências da Saúde - DeCS e ao Medical Subject Headings do Medline - MeSH

Estrutura de apresentação dos textos:

  • O texto deve ser digitado em processador de texto Word ou compatível, em tamanho A4 salvando o arquivo em DOC e/ou DOCX;
  • Parágrafo deve conter Espaçamento 1,5 entre linhas;
  • Com fonte Times New Roman 12;
  • A quantidade total de palavras deve estar de acordo com a categoria do artigo - consulte aqui;
  • Contabiliza-se a partir do resumo, até a última página do conteúdo do artigo.
  • Não devem ser consideradas a folha de rosto, referências e ilustrações.

Seções e ilustrações

  • Os números das seções são separados por 1 (um) espaço em branco.
  • As ilustrações devem ser inseridas no corpo do texto.
  • Identificação das ilustrações (figuras, gráficos, quadros, imagens): títulos e fontes são indicados na parte inferior, exceção das tabelas que seguem IBGE

A seguinte ordem de apresentação deverá ser respeitada, incluindo-se os itens em páginas distintas:

  • Títulos, Resumo/Abstract, Descritores/Keywords;
  • Texto - ver mais instruções abaixo;
  • Referências no formato Vancouver: espaçamento simples entre linhas, fonte tamanho 12, alinhadas à esquerda - exemplos;
  • Anexos e Apêndices. 
Texto
 
O texto deve ser organizado nas seguintes seções: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos, Referências, Ilustrações. Para as padronizações das abreviaturas os autores devem seguir as orientações do Council of Biology Editors Style Manual, 6th edition. Todas as abreviaturas devem ser definidas, quando utilizados pela primeira vez. Os trabalhos devem ser sucintos.
  • Introdução: deve apresentar o propósito do objeto da pesquisa, a relevância do trabalho, descrever quais os avanços que foram alcançados com a pesquisa, sua relação com os outros trabalhos na mesma linha de pesquisa ou área, identificando suas limitações e possíveis vieses. Não deve incluir dados ou conclusões do trabalho em questão.
  • Metódos: Devem conter no desenho do estudo as hipóteses e desfechos, o fluxograma do estudo, definir bem os critérios de inclusão e exclusão, também devem ser fornecidas todas as características do material pertinentes ao assunto da Pesquisa, deve ofertar, de forma objetiva, informações que permitam que o estudo seja replicado por outros pesquisadores. Referenciar as técnicas padronizadas. Descrever de forma clara a análise estatística.
  • Resultados: devem oferecer uma descrição sucinta das novas descobertas. Devem ser apresentados na mesma ordem em que o experimento foi desenvolvido, conforme descrito na seção "Metodologia".
  • Discussão: interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos existentes comparando-os com os de estudos anteriores. Identificar as limitações do estudo e fazer sugestões para pesquisas futuras.
  • Conclusão: devem ser apresentadas de forma concisa e ser estritamente fundamentadas nos resultados obtidos na pesquisa, respondendo aos objetivos.
  • Agradecimentos: se houver, devem ser sintéticos e concisos.
  • Referências: Vancouver Style. As referências devem obedecer à Uniform requirements for manuscripts submitted to Biomedical Journals - Vancouver, disponível no seguinte endereço eletrônico: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.
  • Citar as referências no texto com algarismos arábicos sobrescritos, em sequência numérica, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto (exemplos: e aparição, sem parênteses, com o seguinte formato: referência antes dos sinais de pontuação (,;:.) ou depois de palavra anterior, sem espaçamento e sobrescrito (exemplo: diabetes, hypertension1,2 e alcoholism4-9 são problemas médicos complexos10); Listar os nomes dos seis primeiros autores do trabalho; excedendo esse número, usar a expressão et al.; As abreviaturas dos títulos dos periódicos internacionais citados seguem o Index Medicus/ MEDLINE, e as dos títulos nacionais, LILACS e BBO (Bibliografia Brasileira de Odontologia); Não incluir, na lista de referências, comunicações pessoais e materiais bibliográficos sem data de publicação.
  • Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja com o prefixo https://doi.org/
  • A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Citar no mínimo 60% das referências dos últimos 5 anos
  • Todas as referências devem estar citadas no texto, e todas as citações do texto devem ter a referência

Ilustrações

São consideradas ilustrações todo e qualquer tipo de: tabelas, figuras, gráficos, quadros, desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, mapas, organogramas, diagramas, plantas, retratos etc., que servem para ilustrar os dados da pesquisa.

A quantidade total de ilustrações aceitas por artigo é de 6 (seis), incluindo todas as tipologias citadas anteriormente. As ilustrações devem ser inseridas no corpo do texto, possuir um título e, se necessário, uma legenda. 

Sob nenhuma circunstância deve-se repetir uma tabela de dados que são apresentados em uma ilustração. As medidas estatísticas de variação (ou seja, desvio-padrão, erro padrão) devem ser identificadas, e decimais, em dados tabulares deve ser restrito aqueles com significância estatística e matemática.

Ilustrações fotográficas: devem ser de qualidade profissional em formato JPG ou TIF (300 DPIs de resolução e 10 cm de largura), devem ser claras, mesmo após a redução do tamanho para a publicação.

Os autores devem garantir que nada no manuscrito infringe qualquer direito autoral ou propriedade intelectual de outrem, pois caso contrário poderão responder juridicamente conforme os termos da Lei n° 9.610/98, que consolida a legislação sobre direitos autorais. Consulte nossa Política

Formatar o documento para avaliação às cegas

Deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  • Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.