Efeito da mobilização das raízes nervosas lombares sobre a força e flexibilidade dos músculos do membro inferior

Fernando Zanela da Silva Arêas, Elisa Bizetti Pelai, Paulo Fernandes Pires, Gustavo Luiz Bortolazzo, Bruno Mascella Rodrigues, Delaine Rodrigues Bigaton

Resumo


Introdução: A mobilização neural é bastante aplicada na pratica clínica. Objetivo: Avaliar o efeito da mobilização neural das raízes lombares na força e flexibilidade dos músculos flexores e extensores do joelho. Métodos: Foram selecionados 14 homens (22,4±2,87 anos) saudáveis. A flexibilidade foi avaliada para flexão de joelho (FJD e FJE), extensão de quadril (EQD e EQE) e coluna lombar (FL). A força muscular foi avaliada para flexão e extensão do joelho. As avaliações foram realizadas antes da técnica (PRÉ), imediatamente após (PÓS1) e uma semana após (PÓS2). Resultados: Nas avaliações PÓS1 e PÓS2 foi observado aumento significativo da força muscular na FJE. Para a flexibilidade, na avaliação PÓS1, observou-se aumento significativo na FJE, EQD e EQE. Conclusão: A técnica de mobilização neural promoveu aumento da força dos músculos flexores de joelho esquerdo e da flexibilidade no movimento de flexão de joelho esquerdo, extensão de quadril direito e esquerdo em homens sedentários saudáveis.


Palavras-chave


Fisioterapia; Força Muscular; Flexibilidade; Terapia Manual.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v16n4.7824

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.