Estudo comparativo do controle postural entre crianças praticantes e não praticantes de judô

Autores

  • Paula Zimmermann unipampa
  • Simone Lara UNIPAMPA
  • Lilian Pinto Teixeira unipampa
  • Susane Graup unipampa

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v17n4.8937

Palavras-chave:

Equilíbrio postural, Artes marciais, Criança.

Resumo

Objetivo: Analisar o equilíbrio postural entre crianças praticantes e não praticantes de judô. Métodos: Estudo descritivo, transversal, quantitativo, no qual foi incluída uma amostra por conveniência, formada por meninos de 06 a 09 anos de idade, sendo divididos em dois grupos: o grupo praticante de judô (N=12), e o grupo não praticante (N=12). O equilíbrio postural das crianças foi avaliado através da Posturografia Dinâmica Computadorizada (PDC), com os testes de organização sensorial (TOS), divididos em seis condições, que avaliam a integração dos sistemas neurais visual, vestibular e somatossensorial. Resultados: Os judocas apresentaram a condição I do TOS superior ao dos não praticantes (p=0,04), condição esta que avalia os três sistemas neurais responsáveis pela manutenção do equilíbrio. Conclusão: Meninos praticantes de judô apresentaram melhor interação entre os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo e, consequentemente, melhor equilíbrio postural, quando comparados aos não praticantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Zimmermann, unipampa

acadêmica do curso de fisioterapia da UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Simone Lara, UNIPAMPA

doutora em educacao em ciencias, mestre em fisiologia humana, docente do curso de fisioteraia da UNIPAMPA/ campus Uruguaiana.

Lilian Pinto Teixeira, unipampa

fisioterapeuta do curso de fisioterapia da UNIPAMPA, campus Uruguaiana.

Susane Graup, unipampa

docente do curso de educação física da UNIPAMPA, campus URUGUAIANA

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

1.
Zimmermann P, Lara S, Teixeira LP, Graup S. Estudo comparativo do controle postural entre crianças praticantes e não praticantes de judô. Cons. Saúde [Internet]. 26º de dezembro de 2018 [citado 5º de novembro de 2024];17(4):478-84. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/8937

Edição

Seção

Artigos