A ética do discurso e o direito à democracia nas instâncias decisórias mundiais: o caso da OMC

Autores

  • Gustavo Sarti Mozelli Escola Superior Dom Helder Câmara - Departamento de Pós-Graduação - Mestrado em Direito Ambiental
  • Ivan Dutra Doehler Escola Superior Dom Helder Câmara - Departamento de Pós-Graduação - Mestrado em Direito Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v7i2.446

Palavras-chave:

Direito Internacional, Ética, Direito à democracia.

Resumo

O presente artigo busca a compreensão crítica dos processos de decisão no âmbito da Organização Mundial do Comércio enquanto locus privilegiado da discussão de questões ambientais transfronteiriças que emergem das controvérsias comerciais entre os países. Discute-se também, diante da substituição da política pelos mercados no plano internacional na esteira do processo de globalização da economia, a necessidade do elemento ético como base do exercício do direito à democracia, considerado como direito humano fundamental indispensável na formulação de políticas de desenvolvimento sustentável em escala planetária. Para tanto, utiliza-se o método hipotético-dedutivo baseado na pesquisa explicativa e qualitativa, com base na revisão bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Sarti Mozelli, Escola Superior Dom Helder Câmara - Departamento de Pós-Graduação - Mestrado em Direito Ambiental

Pós-doutorando na Escola Superior Dom Helder Câmara, Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerias, Mestre em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, advogado.

Ivan Dutra Doehler, Escola Superior Dom Helder Câmara - Departamento de Pós-Graduação - Mestrado em Direito Ambiental

Pós-graduado em Direito Público pelo IEC/PUC-MG e mestrando em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

MOZELLI, Gustavo Sarti; DOEHLER, Ivan Dutra. A ética do discurso e o direito à democracia nas instâncias decisórias mundiais: o caso da OMC. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.5585/rtj.v7i2.446. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/11271. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos