A ética jurídica na advocacia colaborativa: uma discussão a partir das ondas de ética jurídica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v11i2.19623

Palavras-chave:

ética jurídica, advocacia colaborativa, acesso à justiça

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a ética jurídica na advocacia colaborativa, como parte de um sistema multiportas de acesso à justiça e tomando como referencial teórico as abordagens de Luban e Wendel (2017), Webb e Ousky (2017) e Paiva et al. (2013). Após um estudo qualitativo, mediante pesquisa bibliográfica, com caráter de revisão de literatura, pode-se vislumbrar, como resultado, inclusive no contexto brasileiro, a possibilidade de outra via de ética jurídica, tendo em vista as discussões sobre a relação entre os advogados e seus clientes, bem como o papel dos advogados à luz de uma filosofia política em um mundo social em expansão, tal como é o mundo do Direito. À guisa de uma conclusão, tem-se que a advocacia colaborativa enseja, como prática jurídica inovadora, um olhar próprio a partir da moral e política que, por sua própria natureza, não se esgota.

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Biografia do Autor

Robert Lee Segal, Faculdade Unyleya, UNYLEYA / São Paulo, SP

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011-2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2008-2010). Mestrando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2020-2022). Pós-graduado em Direito Ambiental pela Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ e Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA, 2003), Mediação de Conflitos pelo Instituto A Vez do Mestre (AVM/UCAM, 2019-2020) e Educação Especial Inclusiva pela Unyleya (2021). Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 1994-1999) e advogado, desde 2001, como formação pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (IBPC, 2020). Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2013-2016). Possui ainda formação em tutoria 'on line' pelo SENAC/RJ (2015), mediação na plataforma 'Moodle', pelo CECIERJ (2017), mediação pedagógica em educação a distância, pela UNESP e UAB/Portugal (2018), Trilhas do 'Professor do Futuro' - Educação 5.0, Metodologias Ativas, Psicologia Positiva em Sala de Aula e 'Storytelling' na educação - e 'Plano de Vida e Carreira', pelo Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor (SEBRAE, 2021). Professor com experiência na educação básica e no ensino superior, em instituições públicas e privadas de ensino. Atualmente, professor do cursos de licenciatura em História, Letras e Pedagogia, e dos bacharelados em Administração e Gestão Pública, na Faculdade Unyleya (desde 2019) e professor de Filosofia na rede estadual do Rio de Janeiro. Experiência em pesquisa, extensão e docência nas áreas do Direito, da Educação, da Filosofia, das Ciências Sociais e da Mediação de Conflitos. Autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos nas supracitadas áreas, bem como autor de materiais didáticos. Site: http://robertsegal70.wixsite.com/site. 

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

SEGAL, Robert Lee. A ética jurídica na advocacia colaborativa: uma discussão a partir das ondas de ética jurídica. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 258–282, 2022. DOI: 10.5585/rtj.v11i2.19623. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/19623. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Artigos