A “CONSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA”: IMPASSES ENTRE O CONSTITUCIONALISMO E A DEMOCRACIA

Autores

  • Geziela Iensue Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v7i1.449

Palavras-chave:

Constitucionalismo. Democracia. Direitos e garantias fundamentais. Minorias.

Resumo

O presente artigo busca analisar a relação de aparente conflito entre o constitucionalismo comumente entendido como um conjunto de limitações ao poder estatal, e a democracia comumente encarada como o poder da maioria. Procura-se sustentar que o constitucionalismo não se opõe à democracia; ao contrário o constitucionalismo oportuniza, preserva e protege a democracia para as gerações vindouras, na forma de compromissos prévios, aqui entendidos, como princípios e normas pactuadas pelo poder originário, com vistas à organização política, a separação dos poderes e aos direitos e garantias fundamentais. Para tanto, se evidencia que o constitucionalismo ao instituir as restrições constitucionais ao invés de se apresentarem como antidemocráticas são reforços à democracia, ou seja, podem produzir ou melhorar a liberdade, haja vista que o constitucionalismo não viabiliza tão somente a proteção, mas também os mecanismos de defesa das minorias.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geziela Iensue, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Pesquisadora bolsista do CNPq/ FUNDECT vinculada ao Mestrado em Direitos Humanos da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Voluntária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (PR). Especialista em Direito Constitucional pelas Faculdades Integradas do Brasil - UNIBRASIL (Curitiba - PR). Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Autora de diversos artigos jurídicos em periódicos indexados. Autora de obra publicada pela Juruá Editora (Curitiba -PR). Co-autora de obra publicada por Sergio Antonio Fabris Editor (Porto Alegre - RS).Autor de capítulos de livros editados pela Editora Atlas, Juruá Editora e outras. Professora de Graduação e Pós-Graduação em Direito

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

IENSUE, Geziela. A “CONSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA”: IMPASSES ENTRE O CONSTITUCIONALISMO E A DEMOCRACIA. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 93, 2018. DOI: 10.5585/rtj.v7i1.449. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/8996. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos