GOVERNANÇA PARTICIPATIVA NA SEGURANÇA PÚBLICA: UM OLHAR SOBRE O PROJETO DE PACIFICAÇÃO DAS COMUNIDADES CARIOCAS

Autores

  • Mariana Musse Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Lilian Balmant Emerique Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v5i2.361

Palavras-chave:

segurança pública, governança participativa, comunidades cariocas

Resumo

O presente trabalho visa discutir a governança participativa no ramo da segurança pública, tendo como objeto de exame a situação atual vivenciada nas comunidades cariocas. Assim, inicialmente, busca-se tratar das complexidades do modelo de gestão participativa, em especial no que diz respeito à segurança pública. A seguir, a análise é centrada na cidade do Rio de Janeiro, que buscou através das Unidades de Polícia Pacificadora inaugurar novo modelo de policiamento. Atualmente, o aumento da violência na cidade, evidencia não apenas o desgaste deste modelo, mas indica a necessidade de se debater a ampliação da participação dos atores sociais na definição de alguns pilares da segurança pública, principalmente nas comunidades, como forma de construção de um modelo essencialmente preventivo, sistêmico e que promova a população como ator central das políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Musse Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2015). Pós-graduação em Direito Eleitoral pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009). Possui graduação em direito pela Universidade Salvador (2005). Atualmente exerce o cargo de analista judiciário - área judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Lilian Balmant Emerique, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Direito. Mestre em Ciências Políticas e Relações Internacionais. Pesquisadora e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

PEREIRA, Mariana Musse; EMERIQUE, Lilian Balmant. GOVERNANÇA PARTICIPATIVA NA SEGURANÇA PÚBLICA: UM OLHAR SOBRE O PROJETO DE PACIFICAÇÃO DAS COMUNIDADES CARIOCAS. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 329–348, 2016. DOI: 10.5585/rtj.v5i2.361. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9043. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos