LIBERDADE, IGUALDADE E A QUALIDADE DA DEMOCRACIA: COTEJO ENTRE O EIU’s INDEX E O IDH

Autores

  • Giovani da Silva Corralo Universidade de Passo Fundo.

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v5i2.405

Palavras-chave:

Igualdade. Liberdade. Qualidade da democracia.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a democracia, especialmente os seus pilares fundamentais: a liberdade e a igualdade.  Busca-se superar as concepções formais de democracia para adentrar na sua análise qualitativa.  Longe de se buscar qualquer pureza metodológica, utiliza-se o método hipotético-dedutivo na elaboração desta pesquisa científica.  Para tanto, analisa-se a evolução da democracia, seus primórdios na antiguidade, seu desenvolvimento na modernidade e a sua conformação na pós-modernidade.  Em sequência perpassa-se a qualidade da democracia, a fim de superar o formalismo.  Por fim, faz-se um cotejo entre o Índice de Democracia do Economist Intelligence Unit e o Índice de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com o fim de demonstrar a relação direta entre a liberdade e a igualdade enquanto elementos essenciais para a existência de uma democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovani da Silva Corralo, Universidade de Passo Fundo.

Advogado. Especialista em Advocacia Municipal pela UFRGS. Mestre e Doutor em Direito pela UFPR.  Professor da graduação e do Porgrama de Mestrado em Direito da Universidade de Passo Fundo.  Professor convidado dos programas de mestrado da Universidade Agostinho Neto - Angola.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

CORRALO, Giovani da Silva. LIBERDADE, IGUALDADE E A QUALIDADE DA DEMOCRACIA: COTEJO ENTRE O EIU’s INDEX E O IDH. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 421–438, 2016. DOI: 10.5585/rtj.v5i2.405. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9047. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos