POR UMA JUSTIÇA AMBIENTAL: A PRIMAZIA DA FUNÇÃO SOCIAL DA POSSE E A RESPONSABILIDADE CIVIL DE SEU TITULAR

Autores

  • Larissa Gabrielle Braga e Silva Escola Superior Dom Helder Camara
  • Elcio Nacur Rezende Escola Superior Dom Helder Câmara

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v5i1.268

Palavras-chave:

FUNÇÃO SOCIAL DA POSSE, RESPONSABILIDADE CIVIL DO POSSUIDOR, MEIO AMBIENTE.

Resumo

O presente artigo objetiva descrever as questões afetas à posse, sua evolução e a atual conjuntura no direito contemporâneo, sobretudo no que tange ao Direito Ambiental. O artigo subdivide-se em capítulos que descrevem as mudanças paradigmáticas no Direito Civil através da evolução da autonomia da vontade à autonomia privada, discorrendo acerca das teorias da posse e sobre sua função social, para se chegar ao sentido da função socioambiental da posse que representa o grande desafio contemporâneo, qual seja, a harmonização entre posse e meio ambiente. Utilizou-se o método dedutivo de análise através de estudos bibliográficos, conclui-se que a nova roupagem do direito civil se assenta não mais em um direito privatístico, mas se posiciona como um direito dos cidadãos o que se coaduna com um direito de posse que seja justo, a todos possível e socioambientalmente sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Gabrielle Braga e Silva, Escola Superior Dom Helder Camara

Mestranda pela Escola Superior Dom Helder Câmara

Elcio Nacur Rezende, Escola Superior Dom Helder Câmara

Mestre e Doutor em Direito. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara. Procurador da Fazenda Nacional.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

BRAGA E SILVA, Larissa Gabrielle; REZENDE, Elcio Nacur. POR UMA JUSTIÇA AMBIENTAL: A PRIMAZIA DA FUNÇÃO SOCIAL DA POSSE E A RESPONSABILIDADE CIVIL DE SEU TITULAR. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 75–96, 2016. DOI: 10.5585/rtj.v5i1.268. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9067. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos