PRINCÍPIO DA COOPERAÇÃO NO PROCESSO CIVIL

Autores

  • Elias Marques de Medeiros Neto UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA
  • Pedro Antonio de Oliveira Machado UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v5i1.293

Palavras-chave:

Processo civil cooperativo, Diálogo, Participação democrática

Resumo

Este trabalho apresenta o tema do princípio da cooperação no processo civil, como um novo paradigma no direito pátrio, que, em harmonia com outros aspectos e institutos adotados no novo Código de Processo Civil, se apresenta como importante modelo para fortalecer e legitimar o processo como instrumento de efetiva distribuição de justiça; tarefa esta que passa a ser compartilhada, ao menos na fase instrutória, com a sociedade, e notadamente com os demais atores da demanda. Para além, se buscará demonstrar que esses objetivos hão de estar em conexão com a duração razoável do processo, com a observância do devido processo legal, contraditório substancial e ampla defesa. Assim, serão alinhavados breves considerações sobre o formato da sociedade no qual se insere tais institutos e objetivos, a crise do processo, os desafios a serem enfrentados nesse ambiente, a origem histórica do modelo cooperativo de processo, a sua fundamentação constitucional, a postura que passa a ser exigida dos atores que participam do processo, notadamente do juiz, e as técnicas processuais do novo código, visando-se conferir a almejada efetividade, considerado o fator tempo; sem olvidar-se do respeito às garantias processuais fundamentais, sem as quais não existirão processos justos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Marques de Medeiros Neto, UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

Pós Doutor em Direito Processual Civil – Universidade de Lisboa Doutor e Mestre em Direito Processual Civil – PUC/SP Professor Doutor do Programa de Mestrado da UNIMAR

Pedro Antonio de Oliveira Machado, UNIMAR - UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

Procurador da República, Mestrando em Direito pela UNIMAR - Universidade de Marília

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

MEDEIROS NETO, Elias Marques de; MACHADO, Pedro Antonio de Oliveira. PRINCÍPIO DA COOPERAÇÃO NO PROCESSO CIVIL. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 163–191, 2016. DOI: 10.5585/rtj.v5i1.293. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9071. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos