Mulher e Trabalho: Igualdade Material e Formal – Uma Utopia Necessária

Autores

  • João Mateus Silva Fagundes Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Natália Maria Reis Oliveira Furtado Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v3i1.142

Palavras-chave:

gênero, direito do trabalho, legislação

Resumo

Objetiva refletir acerca da situação feminina perante o direito do trabalho, e, para isso, utiliza o método dedutivo e a investigação bibliográfica. Considera a atual situação como produto de um processo longo e inacabado, mas em dissolução, em decorrência dos novos paradigmas sociais. Reconhece a evolução dos direitos das mulheres, numa análise histórica da doutrina e da legislação, em termos constitucionais, civis e trabalhistas. Ademais, destaca a ineficiência dos instrumentos de tutela, incapazes de converter a igualdade formal em material. Discute, ainda, a inércia adotada pelos poderes Legislativo e Judiciário, com relação à condição da mulher na sociedade brasileira. Conclui a perpetuação desse processo numa Câmara predominantemente masculina, cujos textos eivados por ideais ainda conservadores não coadunam à dignidade da pessoa humana, à qual o Brasil se propôs em sua Lei Maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Mateus Silva Fagundes Oliveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharelando em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Membro do Grupo de Pesquisa Institucional em Direitos Humanos e Fundamentais da UESC (GPDH) e do Grupo de Estudos em Educação e Tutela dos Direitos Especiais (GEETDE).

Natália Maria Reis Oliveira Furtado, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação e Tutela dos Direitos Especiais (GEETDE).

Downloads

Publicado

2014-08-20

Como Citar

OLIVEIRA, João Mateus Silva Fagundes; FURTADO, Natália Maria Reis Oliveira. Mulher e Trabalho: Igualdade Material e Formal – Uma Utopia Necessária. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 75–91, 2014. DOI: 10.5585/rtj.v3i1.142. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9177. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos