Noções Básicas Acerca das Restrições Verticais no Direito Concorrencial Brasileiro: Da Licitude à Ilicitude “Per Se” à Luz da Resolução Nº 20 do CADE

Autores

  • Danilo Brum de Magalhçaes Júnior Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v3i2.108

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo aprofundar o debate acerca das restrições verticais no direito concorrencial, investigando a abordagem dada pela legislação brasileira, pelos juristas e pelos economistas ao assunto. Para tanto, entendeu-se necessário trazer ao conhecimento do leitor o avanço da legislação antitruste no Brasil, com enfoque na Constituição Federal e na lei 12.529/11, para então apresentar o conceito de restrição vertical, bem como seus principais tipos. Após, é feita uma análise de como se da a ilicitude destas práticas perante o direito brasileiro. Após as reflexões geradas e análise dos dados, conclui-se que o tema das restrições verticais no direito concorrencial pátrio ainda é muito polêmico e que o guia brasileiro de análise das restrições verticais, apesar de ser um avanço à sua época, atualmente precisa de modernizações para conseguir enfrentar esta problemática da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-20

Como Citar

BRUM DE MAGALHÇAES JÚNIOR, Danilo. Noções Básicas Acerca das Restrições Verticais no Direito Concorrencial Brasileiro: Da Licitude à Ilicitude “Per Se” à Luz da Resolução Nº 20 do CADE. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 445–471, 2014. DOI: 10.5585/rtj.v3i2.108. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9795. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos