A COBRANÇA DE IMPOSTO DE RENDA SOBRE PENSÃO ALIMENTÍCIA: INCONSTITUCIONALIDADE NO CASO DOS ADVOGADOS SÓCIOS DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

Autores

  • Luciana de Toledo Temer Lulia Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Mônica Bonetti Couto Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v5i3.534

Resumo

O presente trabalho realizou um recorte acerca de uma situação concreta de desigualdade vislumbrada quando da aplicação dos regramentos normativos da ADI nº 5.422, proposta pelo Instituto Brasileiro de Direito da Família. Isto posto, o estudo tem por escopo indagar, especificadamente, se o tratamento desigual entre famílias cujos provedores são advogados associados a empresa de advocacia gera uma situação de inconstitucionalidade. Para tanto, inicialmente realizou-se um panorama geral da ADI nº 5.422, efetuando, em um segundo momento, uma análise do princípio da igualdade, delimitando seu conteúdo e contornos. A partir disso, buscou-se averiguar a situação concreta, a fim de perquirir soluções para a inconstitucionalidade do caso apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

LULIA, Luciana de Toledo Temer; COUTO, Mônica Bonetti. A COBRANÇA DE IMPOSTO DE RENDA SOBRE PENSÃO ALIMENTÍCIA: INCONSTITUCIONALIDADE NO CASO DOS ADVOGADOS SÓCIOS DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 850–865, 2016. DOI: 10.5585/rtj.v5i3.534. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9920. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos