A Natureza Jurídica da Imunidade Tributária de Imprensa e a Possibilidade de Extensão da Norma Exoneratória Sobre os Insumos Indispensáveis à Impressão: Uma Exegese Constitucional

Autores/as

  • Fabíola Yamasaki Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v2i1.66

Resumen

O presente artigo versa sobre a imunidade de imprensa, repousando a problemática na possibilidade de extensão da regra exoneratória aos insumos indispensáveis ao respectivo processo produtivo, ante a atecnia das proposições normativo-constitucionais, que por seu turno, fazem exsurgir equívocos quanto a sua natureza jurídica e alcance. Assim, partindo-se de um referencial neoconstitucionalista, para repelir os enganos e encontrar um itinerário exegético adequado à proteção dos direitos fundamentais, adotou-se método de abordagem indutivo, de onde se verificou que a teleologia do tipo é elemento indissociável de sua amplitude. Doravante, conclui-se ser imperiosa a interpretação compreensiva do instituto, verificada não só mediante os princípios interpretativos, mas numa associação aos elementos clássicos. Palavras-chave: Imunidade de Imprensa. Insumo. Interpretação Constitucional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabíola Yamasaki, Universidade Nove de Julho

Especialista em Direito Tributário pela Universidade Nove de Julho. Advogada em São Paulo.

Publicado

2013-07-25

Cómo citar

YAMASAKI, Fabíola. A Natureza Jurídica da Imunidade Tributária de Imprensa e a Possibilidade de Extensão da Norma Exoneratória Sobre os Insumos Indispensáveis à Impressão: Uma Exegese Constitucional. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 196–225, 2013. DOI: 10.5585/rtj.v2i1.66. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9766. Acesso em: 2 jul. 2024.