Greenwashing e sua configuração como publicidade enganosa e abusiva sob a perspectiva do microssistema de proteção e defesa do consumidor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v9i1.16974

Palavras-chave:

Greenwashing, Publicidade enganosa, Publicidade abusiva

Resumo

A publicidade é uma atividade lícita, entretanto algumas espécies de publicidade foram expressamente proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor (publicidade enganosa e abusiva). Configura-se greenwashing quando os fornecedores atribuem a si próprios ou a seus produtos e serviços, uma imagem de adequação ambiental e preocupação com o meio ambiente que não condiz com a realidade. Objetiva-se demonstrar como esse tipo de prática pode configurar publicidade enganosa e abusiva sob a perspectiva da legislação. Como metodologia utiliza-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem hipotético-dedutiva e qualitativa, e com objetivo descritivo. A depender da forma em que a mensagem é veiculada, o greenwashing pode configurar tanto a publicidade enganosa (por comissão e por omissão) quanto a publicidade abusiva, nos termos do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor.

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Biografia Autor

Fabricio Germano Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Especialista em Direito do Consumidor e Relações de Consumo (UNP). Especialista em Docência no Ensino Superior (FMU). Mestre em Direito (UFRN). Doutor em Sociedad Democrática, Estado y Derecho pela Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea (UPV/EHU) Espanha. Professor da Graduação e Pós-Graduação da UFRN. Advogado.

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Publicado

2020-06-23

Como Citar

ALVES, Fabricio Germano. Greenwashing e sua configuração como publicidade enganosa e abusiva sob a perspectiva do microssistema de proteção e defesa do consumidor. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 104–120, 2020. DOI: 10.5585/rtj.v9i1.16974. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/16974. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos