Os saberes e fazeres das crianças quilombolas Marajoara-Salvaterra-Pará

Autores

  • Erica de Sousa Peres Secretaria de Educação do Pará
  • Nazaré Cristina Carvalho Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.10315

Palavras-chave:

Crianças Quilombolas. Saberes. Educação.

Resumo

O texto apresenta uma análise dos saberes e fazeres de crianças quilombolas marajoaras da Vila de Mangueira, “o quilombo-mãe”, considerado um importante território negro na Amazônia Marajoara. Assim, tivemos como navegantes quinze crianças que conduziram o “mergulho” nos saberes da cultura quilombola a partir do seu brincar e de suas vivências. Estabeleceu-se um diálogo com a “Pedagogia da Atenção”, que possibilitou desvelar sabe-res e processos educativos peculiares que permeiam a infância negra da Amazônia, em seguida, destacou-se a importância de ouvir as narrativas de meninos e meninas com o objetivo de compreender os seus modos de aprender os saberes advindos de suas vivên-cias. Práticas essas que se manifestam espontaneamente na vida cotidiana, por meio de interações. Diante disso, percebemos a inserção de crianças na dinamicidade e na comple-xidade do contexto social da comunidade remanescente de quilombo, bem como as suas atuações no trabalho de preservação das tradições da comunidade.

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Biografia do Autor

Erica de Sousa Peres, Secretaria de Educação do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Docente da  Secretaria de Educação do Pará. Pará – PA – Brasil

Nazaré Cristina Carvalho, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho.
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará. Pará – PA - Brasil

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Publicado

19.12.2018

Como Citar

PERES, Erica de Sousa; CARVALHO, Nazaré Cristina. Os saberes e fazeres das crianças quilombolas Marajoara-Salvaterra-Pará. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 99–119, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.10315. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/10315. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC