Os saberes e fazeres das crianças quilombolas Marajoara-Salvaterra-Pará
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.10315Palavras-chave:
Crianças Quilombolas. Saberes. Educação.Resumo
O texto apresenta uma análise dos saberes e fazeres de crianças quilombolas marajoaras da Vila de Mangueira, “o quilombo-mãe”, considerado um importante território negro na Amazônia Marajoara. Assim, tivemos como navegantes quinze crianças que conduziram o “mergulho” nos saberes da cultura quilombola a partir do seu brincar e de suas vivências. Estabeleceu-se um diálogo com a “Pedagogia da Atenção”, que possibilitou desvelar sabe-res e processos educativos peculiares que permeiam a infância negra da Amazônia, em seguida, destacou-se a importância de ouvir as narrativas de meninos e meninas com o objetivo de compreender os seus modos de aprender os saberes advindos de suas vivên-cias. Práticas essas que se manifestam espontaneamente na vida cotidiana, por meio de interações. Diante disso, percebemos a inserção de crianças na dinamicidade e na comple-xidade do contexto social da comunidade remanescente de quilombo, bem como as suas atuações no trabalho de preservação das tradições da comunidade.Downloads
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Publicado
19.12.2018
Como Citar
PERES, Erica de Sousa; CARVALHO, Nazaré Cristina. Os saberes e fazeres das crianças quilombolas Marajoara-Salvaterra-Pará. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 99–119, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.10315. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/10315. Acesso em: 11 jun. 2025.
Edição
Seção
Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC
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